XXI ALAM
Resumo:231-1


Poster (Painel)
231-1AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE Mycobacterium lentiflavum EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE UM CENTRO DE HEMODIÁLISE E CARACTERIZAÇÃO POR CROMATOGRAFIA DE CAMADA DELGADA CCD
Autores:Flávio Garcia Sartori (UNIMONTE - Centro Universitário Monte Serrat) ; Lilian Bueno Montanari (UNIMONTE - Centro Universitário Monte Serrat) ; Maria Gorete Mendes de Souza (UNIFRAN - Universidade De Franca) ; Regina Helena Pires Gonçalves (UNIFRAN - Universidade De Franca) ; Clarice Queico Fujimura Leite (UNESP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas) ; Carlos Henrique Gomes Martins (UNIFRAN - Universidade De Franca)

Resumo

Micobactérias não tuberculoses têm sido isoladas de uma variedade de ambientes aquáticos naturais, sendo capazes de crescer em águas tratadas e fluidos de diálise. A capacidade das MNT`s em produzir doença está claramente documentada na literatura e sua importância vem aumentando progressivamente. O aumento da disseminação de infecções causadas por micobactérias ambientais em pacientes imunodeficientes tem profundo impacto epidemiológico, estimulando a implantação de métodos rápidos para sua caracterização e identificação. O objetivo do presente estudo foi o isolamento da Mycobacterium lentiflavum e outras não tuberculoses, em um sistema de distribuição de água de um centro de hemodiálise e a caracterização através dos perfis de ácidos micólicos pela cromatografia de camada delgada (CCD). Foram analisadas 51 micobactérias ambientais isoladas no período de março de 2006 a março de 2008 e mantidas congelas a –20ºC. A CCD permitiu caracterizar todas as cepas isoladas em dois perfis de ácidos micólicos: I, II, IV M. lentiflavum 1 (30/51) e perfil I, III, IV M. gordonae 3 (10/51), M. gordonae 7 (1/51), M. gordonae 5 (1/51), M. kansasii 3 (3/51), M. gastri 1 (4/51) e M. szulgai 1 (2/51). O isolamento de micobactérias ambientais na água utilizada pelo centro de hemodiálise demonstrou que este ambiente é reservatório de micobactérias ambientais. A análise dos ácidos micólicos por CCD demonstrou a aplicabilidade na caracterização das micobactérias isoladas de amostras ambientais, sendo uma poderosa ferramenta de caracterização. Os perfis de ácidos micólicos pela CCD demonstraram que as micobactérias isoladas são consideradas espécies tanto raramente patogênicas quanto potencialmente patogênicas, como é o caso da Mycobacterium lentiflavum, podendo ser um risco de infecção para os pacientes imunodeprimidos, contribuindo em longo prazo no aumento da morbidade dos pacientes hemodialíticos.


Palavras-chave:  Micobctérias, Cromatografia, CCD, Hemodiálise, Água