XXI ALAM
Resumo:230-1


Poster (Painel)
230-1POTENCIAL ANTAGÔNICO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ASSOCIADOS AS RAÍZES DE Hyptis marrubioides EPLING CONTRA FUNGOS PATOGÊNICOS DE GRÃOS DE SOJA
Autores:André Luiz Montes (IF GOIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano) ; Kênia Borges de Oliveira (IF GOIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano) ; Andressa Ricci Biz (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Luciana Cristina Vitorino (IF GOIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano) ; Marcos Antônio Soares (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Edson Luiz Souchie (IF GOIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano)

Resumo

Fungos isolados de tecidos vegetais sadios, que vivem parte do seu ciclo de vida, sem causa danos aparentes, independentemente se estes possam causar danos posteriores no hospedeiro, são conhecidos como endofíticos. Eles desempenham um papel importante na defesa de plantas e podem ser uma alternativa para o controle biológico, bem como a prospecção de valiosos produtos bioativos. Objetivou-se com este trabalho avaliar o potencial de controle biológico in vitro dos fungos Fusarium sp., Papulaspora sp. e Trichoderma sp. isolados das raízes de H. marrubioides, por cultura pareada, contra fungos isolados de grãos de soja. Os fungos foram cultivados em meio de cultura batata dextrose ágar, por sete dias, em temperatura ambiente. Posteriormente, foram retirados fragmentos de 10 mm da borda do micélio dos endofíticos e dos fitopatógenos. Para o teste, foram colocados na mesma placa a uma distância de 70 mm os fragmentos dos patógeno e do endofítico. Nas placas controles foram inoculados somente discos dos patógenos. Após o pareamento, as placas foram vedadas com parafilme e mantidas em temperatura ambiente. Depois sete dias os diâmetros das colônias fúngicas dos patógenos foram medidos. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e para comparação de médias foi adotado o teste de Tukey com 5% de probabilidade. Os endofíticos inibira uma ampla gama de patógenos de soja, sendo alguns deles identificados como F. solani, Curvularia sp, F. semitectum, chegando a inibirem 68,57; 54,29 e 28,75% do crescimento fúngico, apresentando uma alta inibição do crescimento micelial, quando comparado ao controle. Os fungos endofíticos inibem em condições in vitro, fungos patogênicos associados aos grãos de soja, apresentando o potencial para o controle biológico, bem como a prospecção de compostos bioativos.


Palavras-chave:  Biotecnologia, Fungos endofíticos, Controle biológico, Glycine max