XXI ALAM
Resumo:223-1


Poster (Painel)
223-1CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE MADEIRA EM DECOMPOSIÇÃO NO ARQUIPÉLAGO DAS ILHAS GALÁPAGOS (EQUADOR) E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILITOL EM HIDROLISADOS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Autores:Maria Cristina Guamán Burneo (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Monaliza Araújo Melo (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Kelly Dussán (EEL-USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Raquel Miranda Cadete (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Enrique Javier Carvajal Barriga (PUCE - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR) ; Silvio Silvério da Silva (EEL-USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Carlos Augusto Rosa (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo

O xilitol é um poliálcool de valor agregado que apresenta alto poder adoçante, propriedades anticariogênicas e metabolismo insulina-independente que garantem sua aplicação nas indústrias de alimentos e farmacêutica. Sua obtenção por via biotecnológica utilizando resíduos agroindustriais é uma alternativa sustentável e economicamente viável comparado com o processo químico tradicionalmente utilizado. Os microrganismos utilizados nesta bioconversão com potencial fermentativo em processos de produção de xilitol ainda apresentam limitações em fermentações de hidrolisados ácidos de resíduos lignocelulósicos. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a prospecção e seleção de espécies de leveduras para serem utilizadas em processos fermentativos utilizando o hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar como substrato. Foram testadas 145 leveduras isoladas a partir de madeira em decomposição das ilhas Galápagos as quais foram identificadas por métodos moleculares e avaliadas quanto à capacidade fisiológica de assimilação de D-xilose como única fonte de carbono. A produção de xilitol foi avaliada em meio com 3% de xilose, 2% de peptona e 1% de extrato de levedura. Sete linhagens foram selecionas de acordo com os resultados obtidos para a assimilação de D-xilose e produtividade em xilitol, cuja concentração variou de 6,12 -7,79 g L-1. As leveduras selecionadas pertencem às espécies Candida (Metschnikowia) pseudointermedia, Candida (Lodderomyces) tropicalis, Candida sinolaborantium, Zygowilliopsis californica, Scheffersomyces stipitis e uma possível nova espécie. Estas leveduras selecionadas estão sendo avaliadas em ensaios fermentativos em meio complexo contendo D-xilose e em hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar. De acordo com os resultados obtidos, estas espécies estão mostrando capacidade fermentativa com potencialidade na produção de xilitol.


Palavras-chave:  XILITOL, FERMENTAÇÃO D-XILOSE, ILHAS GALÁPAGOS, HIDROLISADO HEMICELULÓSICO, BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR