XXI ALAM
Resumo:221-1


Poster (Painel)
221-1Ocorrência de isolados de Staphylococcus spp. resistentes aos β-lactâmicos em amostras clínicas provenientes de Hospital Universitário em Recife-PE.
Autores:Mariana Luiza de Oliveira Santos (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Franz de Assis dos Santos (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Rayanne de Araújo Lima E Brito (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Stephanie Targino Silva (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Tharcia Karine Santana (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Jailton Lobo da Costa Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Marcelle Aquino Rabelo (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Lilian Rodrigues Alves (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Ana Catarina de Souza Lopes (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Ivanize da Silva Aca (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Maria Amélia Vieira Maciel (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Staphylococcus resistente aos β-lactâmicos surgiram e receberam destaque á partir da década de 80 sendo considerados até hoje um dos problemas clínicos e epidemiológicos relacionados às infecções relacionadas à assistência à saúde principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar. O desenvolvimento de resistência a estes fármacos representa um grave problema de terapêutica antimicrobiana em diversas síndromes clinicas. O presente estudo objetiva pesquisar a ocorrência de isolados de Staphylococcus spp resistentes aos β-lactâmicos em amostras clínicas procedentes de diversos setores do Hospital das Clínicas do Recife-PE, no período de maio a julho de 2012. Os isolados bacterianos clínicos foram identificados pela morfologia e arranjo celular e realização de provas como fermentação de manitol, DNase, coagulase e teste de susceptibilidade a novobiocina. O antibiograma foi realizado pela técnica de disco-difusão em Ágar Mueller-Hinton (CLSI, 2010) utilizando os seguintes antimicrobianos: penicilina 10U, oxacilina 1g, cefoxitina 30µg, como também foi realizado o screening em agar Mueller Hinton suplementado com 4% de NaCl e 6µg de oxacilina por mililitro. Foram analisados 35 isolados de Staphylococcus spp de amostras de secreção traqueal, ponta de cateter, sangue e secreções diversas, destes 29 (82.8%) foram resistentes a penicilina, 23 (65.7%) a cefoxitina e 18 (51.4%) a oxacilina. Em relação ao screening de oxacilina 11 (41.4%) isolados foram resistentes. Osβ-lactâmicos são antimicrobianos de primeira escolha tratamento de infecções estafilocócicas, ressalta-se a importância da análise do perfil de susceptibilidade de isolados clínicos pela crescente resistência destes micro-organismos a esta classe de fármacos. Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Departamento de Medicina Tropical


Palavras-chave:  Cefoxitina, β-lactâmicos, Novobiocina, Staphylococcus