XXI ALAM
Resumo:187-1


Poster (Painel)
187-1Frequência de genes que codificam proteínas autotransportadoras de Escherichia coli diarreogênicas em amostras de EPEC típica e atípica
Autores:Afonso Gomes Abreu Junior (IBU - Instituto Butantan) ; Vanessa Bueris (IBU - Instituto Butantan) ; Tatiane Marques Porangaba (FSP-USP - Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo) ; Marcelo Palma Sircili (IBU - Instituto Butantan) ; Fernando Navarro-garcia (CINVESTAV - Centro de Investigación y de Estudios Avanzados) ; Waldir Pereira Elias Junior (IBU - Instituto Butantan)

Resumo

O sistema de secreção do tipo V (SSTV) é uma das vias mais importantes para o transporte de moléculas através da membrana externa das bactérias Gram-negativas. Proteínas denominadas autotransportadoras são secretadas por este sistema e têm sido identificadas em Escherichia coli e em outras Gram-negativas, sendo frequentemente associadas com funções de virulência, como: adesão, agregação, invasão, formação de biofilme e toxicidade. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar em amostras de E. coli enteropatogênicas (EPEC) a presença de genes codificadores de proteínas autotransportadoras de outras categorias de E. coli diarreiogênicas (DEC). Para tanto, 117 amostras de EPEC isoladas de casos de diarreia, sendo 45 típicas e 72 atípicas, foram analisadas por PCR quanto à presença de 17 genes codificadores de autotransportadoras: aida-I, cah, eatA, ehaABCDJ, epeA, espC, espI, espP, pet, pic, sab, sat e tibA. Com exceção de aida-I, epeA e sat, os demais genes pesquisados foram detectados entre as amostras de EPEC. Houve uma maior frequência dos genes ehaABCD e espC de E. coli enterohemorrágica (EHEC), encontrados tanto nas amostras de EPEC típicas quanto nas atípicas, assim como os genes eatA de E. coli enterotoxigênica (ETEC), pet de E. coli enteroagregativa (EAEC) e ehaJ de EPEC, estes, porém, em menor frequência. Os genes cah, espI e espP de EHEC e pic de EAEC foram detectados apenas nas EPEC atípicas, ao passo que sat de E. coli que adere difusamente a células epiteliais (DAEC) e tibA de STEC foram detectados somente em EPEC típicas. De acordo com a classificação de EPEC típica em classe 1 (antígenos flagelares H6 ou H34) e classe 2 (antígeno flagelar H2), a maioria dos genes pesquisados neste estudo foi detectada em amostras pertencentes ao grupo EPEC 1. Contudo, os genes ehaAD foram mais frequentes nas amostras pertencentes ao grupo EPEC 2, ao passo que eatA, sat e tibA foram detectados apenas neste grupo. Desta forma, podemos concluir que a maioria dos genes de virulência pesquisados neste estudo, descritos originalmente apenas em determinados patotipos de E. coli, estão presentes também em amostras de EPEC, principalmente no subgrupo das EPEC atípicas.


Palavras-chave:  Sistema de secreção do tipo V, E. coli diarreiogênicas, EPEC