XXI ALAM
Resumo:178-1


Poster (Painel)
178-1Revista Faces Prokarióticas: artigos de cunho popular como ferramenta de ensino em microbiologia
Autores:Alexandre Braoios (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Kendrew Everton Saes de Lima (CESUT - Centro de Ensino Superior de Jataí) ; Rafael Patrocollo Chiuffa (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Dayane Moraes (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Marcelo Morais Silva (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Luana Helena Batista Freitas (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; Evanda Oliveira Martins (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí)

Resumo

A metodologia de ensino tradicional nem sempre atinge os objetivos esperados pelo docente. Em geral, aulas expositivas e seminários são amplamente utilizados como ferramenta didática. A utilização de textos, sejam artigos científicos ou capítulos de livro, são desejáveis e recomendadas, porém a aprendizagem pode ser favorecida com a participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. Com base na experiência de vinte anos de docência na área de microbiologia, constatou-se que os alunos apresentam dificuldades no entendimento ou mesmo memorização de alguns aspectos-chave, como características morfotintoriais dos microrganismos, meios de cultura apropriados para isolamento, características morfológicas, entre outros. Com o objetivo de favorecer o aprendizado desses elementos essenciais à área, foi desenvolvido um estudo piloto onde o docente propôs aos alunos a construção de um artigo que abrangesse estes aspectos, porém que fosse construído na forma de um artigo de revista popular, procurando colocar como personagens da história alguns microrganismos. Os alunos foram orientados a pesquisar e estudar sobre o grupo de microrganismo-tema e desenvolver um texto folhetinesco utilizando, além dos aspectos científicos, elementos de humor e fantasia. As orientações e desenvolvimento da atividade contaram com a colaboração de um psicopedagogo. Após a distribuição dos temas, os alunos foram divididos em grupos e, após uma semana, o trabalho foi apresentado oralmente. O docente preparou um texto como modelo, para que os grupos pudessem ter ideia exata da atividade proposta. Ao todo foram elaborados seis textos cujos temas foram: Gênero Neisseria (Separação litigiosa do empresário da rede de sexy shop Neisser da Silva), Micobactérias (O Julgamento de Koch), Staphylococcus (Staphylos caem na Folia), Streptococcus (Crepúsculo: a saga dos Streptovampis), E. coli (CSI Eschericholândia) e Candida (Rebelião Militar afeta milhares de Vagilenses). Os textos foram apresentados e os pontos de interesse acadêmico foram explicados e discutidos em sala de aula. Após as apresentações, os alunos opinaram por escrito sobre a nova metodologia. A totalidade dos alunos relatou maior envolvimento com a atividade, quando comparada ao seminário tradicional, e declararam que mesmo os textos produzidos por outros grupos prenderam mais a atenção e facilitaram o aprendizado. Os textos foram formatados e foi criada uma revista disponibilizada no site do curso (Faces Prokarióticas: a revista da bactéria moderna). O presente estudo piloto servirá como base para futuro projeto de pesquisa que avaliará mais detalhadamente o aproveitamento de tal metodologia como ferramenta de ensino.


Palavras-chave:  Estratégias de ensino, Ferramentas didáticas, Microbiologia