XXI ALAM
Resumo:150-4


Poster (Painel)
150-4ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS ASSOCIADAS AOS FRUTOS COLETADOS DA PALMEIRA MACAÚBA (Acrocomia aculeata) E COM DIFERENTES PERÍODOS DE PERMANÊNCIA NO SOLO
Autores:Spencer Silva Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Cristiano Martins Alvim Cambraia (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Natália Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Fernanda Fraga Campos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Rodrigo Matias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Vera Lúcia dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas)

Resumo

Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira oleaginosa cujo óleo apresenta potencial para produção de biodiesel, no entanto, têm sofrido desmate predatório, tornando-se necessário o conhecimento da biodiversidade de micro-organismos associados aos seus frutos, a fim de desenvolver estratégias para a conservação da espécie. Nesse trabalho o objetivo foi quantificar a população bacteriana associada aos frutos da Macaúba por meio de coletas sistemáticas realizadas em Casa Branca (Brumadinho-MG). Foram selecionadas ao acaso 7 Palmeiras de formação nativa, e coletados 4 frutos de cada palmeira, em diferentes períodos de tempo: T0 (Coleta na palmeira antes da queda natural), e com 7, 14, 21, 28 e 35 dias de permanência dos frutos no solo. Para o isolamento da microbiota epifítica, foram adicionados 100 mL de solução salina 0,85% em sacos plásticos estéreis, contendo cada coco coletado. Após incubação em banho de ultrassom por 10min, alíquotas de 1 ml da suspensão foram diluídas serialmente. De cada uma das diluições, alíquotas de 100 μL foram plaqueadas em meio TSA (Trypic Soy Agar) e incubadas por até 72h a 37ºC; os diferentes morfotipos foram enumerados (UFC/mL), e então purificados. Foram obtidos 94 isolados bacterianos, dos quais 32,98% eram cocos Gram+, 21,28% Bastonetes Gram +, 8,51% cocos Gram- e 37,23% bastonetes Gram-. Até o momento foram identificadas bactérias dos gêneros Klebsiella, Bacillus, Kocuria, Leucobacter, Brevibacterium, Gordonia, Brachybacterium, Arthrobacter por sequenciamento de regiões do rDNA 16S. A população total dos frutos, bem como a sua composição, variou de acordo com o período de deposição dos mesmos no solo. Estes resultados, juntamente com a caracterização do potencial de produção de enzimas hidrolíticas e de substancias antagonistas produzidas por estes micro-organismos podem contribuir para o entendimento do papel desta microbiota na deterioração e qualidade do fruto, auxiliando no manejo desta cultura.


Palavras-chave:  Macaúba, Acrocomia aculeata, Biodiesel