XXI ALAM
Resumo:139-2


Poster (Painel)
139-2Avaliação da atividade antibacteriana e estudo in silico dos parâmetros farmacocinéticos de imidas cíclicas frente a cepas de Staphylococcus aureus
Autores:Nathalie Helen Paes Barreto Borges (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Fátima Campos-buzzi (UNIVALI - Universidade Vale do Itajaí) ; Cledualdo Soares de Oliveira (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Petrônio Filgueiras de Athayde-filho (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Valdir Cechinel Filho (UNIVALI - Universidade Vale do Itajaí) ; José Pinto de Siqueira Júnior (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

O surgimento emergente de cepas multirresistentes levou a redução de investimentos para a descoberta de novos agentes antimicrobianos, de modo que novas alternativas têm sido usadas no intuito de melhorar a atividade de drogas já utilizadas na terapêutica. Diversos compostos químicos, sintéticos e naturais, têm sido relatados de acordo com o importante efeito antibacteriano, e dentre os fármacos de origem sintética se ressalta as imidas cíclicas. Os derivados desta classe são vastamente conhecidos por diversas propriedades biológicas, dentre elas, as atividades antibacteriana e antifúngica. O trabalho tem como objetivo determinar atividade antimicrobiana e efeito bactericida de sete imidas cíclicas da subclasse das maleimidas, frente a cepas de Staphylococcus aureus de origem clínica. As imidas foram submetidas á análise in silico dos parâmetros ADMET por meio do programa Osiris® Property Explorer e Molinspiration® Products and Services para avaliar o potencial teórico destes derivados como candidatos a novos fármacos. Foram avaliados parâmetros relacionados com a “Regra dos Cinco”. As substancias 3,4-Cl-N-fenilmaleimida (3,4 Cl-N-NFM) e 4-Cl-NFM mostraram uma atividade antibacteriana relevante, com valores da CIM menores ou iguais a 64 µg/mL, ambas com efeito bactericida. A 3,4-Cl-NFM apresentou melhor resultado dentre as imidas testadas, principalmente em cepas MRSA. Os resultados da análise in silico revelaram que os derivados satisfizeram a “Regra dos Cinco” de Lipinski: CLogP entre 1,06 e 2,56, Massa molar entre 173,17 e 242,06 Da e número de doadores de hidrogênio (nALD) de até 6, não violando nenhum dos parâmetros referente a regra. Este dado sugere que todos os compostos são suficientemente hidrofóbicos para que seja possível a penetração em membranas biológicas. O composto mais hidrofóbico (3,4-Cl NFM) apresentou a melhor atividade, enquanto que o composto menos hidrofóbico (4-NO2 NFM) foi o menos ativo. O composto 3,4-Cl NFM, que apresentou melhor atividade antimicrobiana no presente estudo, mostrou também perfil com baixo risco teórico para os efeitos mutagênico, tumorigênico, irritante e reprodutivo. Os resultados, senão definitivos, são bastante promissores, o que motiva a necessidade de estudos mais aprofundados e mais específicos, a fim de se determinar o mecanismo de ação responsável pela ação antimicrobiana destes compostos.


Palavras-chave:  Imidas cíclicas, Maleimidas, Staphylococcus aureus