XXI ALAM
Resumo:135-1


Poster (Painel)
135-1IDENTIFICAÇÃO DO METABÓLITO 4-NITROFENOL DURANTE A BIODEGRADAÇÃO DO COMPOSTO ORGANOFOSFORADO METIL PARATION EM CULTURA MISTA DE MICRORGANISMOS
Autores:Bárbara Maria Bacci (USF - Universidade São Francisco) ; Solange Acedo dos Santos (USF - Universidade São Francisco) ; Fátima Aparecida Manni (USF - Universidade São Francisco) ; Samantha Gonçalves da Fonseca (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Valéria Maia de Oliveira (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Natalia Reiko Sato Miyasaka (USF - Universidade São Francisco)

Resumo

O uso exagerado dos recursos naturais para suprir a demanda agrícola e a utilização em grande escala dos compostos xenobióticos como controladores de pragas, tem gerado um grande número de problemas ambientais entre os quais podemos citar a poluição atmosférica, contaminação da água e ecossistemas terrestres, rompimento do ciclo biogeoquímico e efeitos nocivos sobre diferentes biotas. O metil paration é um agroquímico organofosforado muito utilizado em diferentes culturas, inclusive na região de Bragança Paulista, apresenta alta toxicidade para humanos e organismos aquáticos em geral, além de potencial carcinogênico. Atualmente, há um crescente interesse no desenvolvimento de biotecnologias para a remediação da água e solo contaminados com compostos organofosforados. Em especial, o uso de consórcios bacterianos tem se mostrado uma estratégia de sucesso nos processos de biorremediação e biodegradação. Este trabalho teve como objetivo identificar os produtos intermediários resultantes da biodegradação do metil paration por uma cultura bacteriana mista, com o uso de métodos de extração em fase sólida (SPE) e análises cromatográficas em Cromatografia Gasosa Associada a Espectrometria de Massas (GC-MS). O consórcio constituído pelas bactérias PBV-A e PBV-B foi submetido à identificação molecular. Utilizou-se a técnica de sequenciamento do gene RNA ribossomal 16S sendo identificadas como ,Klebsiella sp. e Pseudomonas sp. O consórcio bacteriano foi cultivado em meio mineral, tendo o composto metil paration como única fonte de carbono. Após a extração em fase sólida com cartuchos C18, foi possível observar que o processo de biodegradação do metil paration pela cultura bacteriana mista, gerou um metabólito identificado, através de GC-MS, como 4-Nitrofenol, que por sua vez, também foi degradado pelas bactérias, não sendo mais detectado após 111h de cultivo. Após este período, o pesticida metil paration e o seu metabólito 4-Nitrofenol não foram mais detectados no meio de cultura.


Palavras-chave:  biodegradação, organofosforado, metil paration