XXI ALAM
Resumo:121-2


Poster (Painel)
121-2QUANTIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE BOLORES E LEVEDURAS PRESENTES EM AMOSTRAS DE ÁGUA E MOLUSCOS BIVALVES DO ESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE-BA
Autores:Juliana Mota de Oilveira (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Tiago Felipe Oliveira (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Marcia Luciana Cazetta (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Resumo

O estudo com a biodiversidade de microrganismos no Brasil está apenas no começo e poucas espécies foram descritas. Então, essa busca pode e deve ser feita através da exploração da biodiversidade, em locais como os ambientes marinhos e estuarinos, onde existem poucos estudos relacionados à diversidade de microrganismos. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar a contagem e identificação de bolores e leveduras isolados de água e moluscos do Estuário de São Francisco do Conde-BA. As coletas foram realizadas mensalmente no período de outubro de 2010 a novembro de 2011. Para a contagem, foi realizada diluição seriada decimal até 10-4 em salina estéril 0,85% e alíquotas de 0,1 mL foram inoculadas, através de plaqueamento em superfície, em meio Ágar Sabouraud Dextrose e cloranfenicol (0,01%). Em seguida, as placas foram incubadas a 28°C por até cinco dias e realizada a contagem do número de Unidades Formadoras de Colônias (UFC/mL). Os bolores foram identificados através de microcultivo. Para identificação das leveduras foi utilizado o Kit API 20C AUX (BioMérieux). A contagem padrão de bolores e leveduras variou de <10 (ausência de crescimento) a 1,45 x 103 UFC/mL. Os maiores valores encontrados estão associados aos moluscos bivalves, visto que as amostras de sururu apresentaram 4,5 x 102 UFC/ mL de bolores e 1,45 x 103 UFC/ mL de leveduras, sendo os maiores índices encontrados. Essa contagem pode ser considerada baixa. Por meio da técnica de microcultivo foi possível identificar os seguintes gêneros de bolores:Aspergillus sp., Penicillium sp, Mucor sp., Tricothecium sp., Colletotrichum sp.e Fusarium sp., sendo prevalente a presença de fungos do gênero Aspergillus e Penicillium. Com relação às leveduras, os gêneros predominantes foram Cândida sp. (48,39%) e Rhodotorula sp. (35,5%). Dentre as Candida, a maioria foi identificada somente em nível de gênero. Entretanto as espécies identificadas foram C. guilliermindii, C. krusei e C. tropicalis. Dentre as leveduras do gênero Rhodotorula predominaram as da espécie R. mucilaginosa (22,5%) e R. minuta (9,68%). Outras espécies que ocorreram foram Cryptocaccus laurentii, C. albidus, Trichosporon mucoides e Kloeckera spp. Com isso é possível verificar a existência de fungos terrestres em ambientes aquáticos, que podem ser utilizados como indicadores de poluição ambiental e pode indicar o quão cosmopolita e bem adaptados estão esses fungos.


Palavras-chave:  Biodiversidade, Estuário, Moluscos