XXI ALAM
Resumo:56-1


Prêmio
56-1Estudo da riqueza de membros do domínio Archaea em sedimentos de lagoas do cerrado por caracterização de genes de rRNA 16S
Autores:Thiago Rodrigues (UNB - Universidade de Brasília) ; Elisa Catão (UNB - Universidade de Brasília) ; Mercedes Bustamante (UNB - Universidade de Brasília) ; Cynthia Kyaw (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo

O domínio Archaea possui características em comum com os domínios Bacteria e Eukarya, e ao mesmo tempo apresenta características próprias. Atualmente, são raros os estudos sobre a filogenia e diversidade de archaeas de ambientes naturais do Brasil e, por esta razão, este trabalho tem como objetivo avaliar a diversidade de Archaea em sedimentos de lagoas do cerrado, por meio da caracterização de genes de rRNA 16S. Amostras de sedimentos lacustres foram submetidas à extração de DNA utilizando o kit PowerSoil e o DNA foi utilizado em experimentos de PCR empregando o par de iniciadores 340f e 1000r, específicos para o domínio Archaea. Os fragmentos amplificados foram ligados ao vetor pGEM-T Easy e transformados em E. coli. O DNA plasmidial de clones recombinantes foi extraído utilizando-se fenol e clorofórmio, quantificado e submetido ao sequenciamento automático. Ao analisar as seqüencias obtidas e ao compará-las com o banco de dados online Ribossomal Database Project, observamos um grande predomínio de membros do filo Euryarchaeota no sedimento analisado. As seqüencias de membros do filo Crenarchaeota foram todas classificadas na classe Thermoprotei. Não foi possível uma identificação de membros do filo Crenarchaetoa em um nível taxonômico mais específico do que classe. O fato de a maioria dos bancos de dados possuirem mais seqüencias de membros do filo Euryarchaeota pode ter contribuido para isso, de forma que o banco ainda não é tão rico em seqüencias de organismos do filo Crenarchaeota. Foi possível no entanto, classificar as seqüencias de membros do filo Euryarchaeota até o grau taxonômico de gênero. Nesse filo, encontramos representantes das classes Thermoplasmata e Methanomicrobia. A primeira apresenta muitos representantes acidófilos, algo coerente com o baixo pH do sedimento analisado. Encontramos uma alta diversidade de gêneros dentre os representantes de Methanomicrobia. Essa classe é caracterizada pela capacidade de produzir metano, metanogênese, uma via metabólica exclusiva de Archaea. Dentre as duas classes de Euryarchaeota encontradas, observamos um alto predomínio de metanogênicas. Obtivemos uma série de seqüencias de Archaea ainda não classificadas, o que é esperado, devido ao baixo número de estudos em ecossistemas brasileiros. Assim, esses resultados contribuem para um melhor entendimento desse domínio e sua diversidade no Brasil.


Palavras-chave:  Archaea, Ecologia microbiana, rRNA 16S, Sedimentos