XXI ALAM
Resumo:9-1


Poster (Painel)
9-1Efeito da composição e concentração do meio de cultivo sobre a produção de enzimas lignocelulolíticas por Trichoderma reesei RUT-C30
Autores:Beatriz Merchel Piovesan Pereira (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas / CNPEM - CTBE - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) ; José Geraldo da Cruz Pradella (CNPEM - CTBE - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) ; Aline Carvalho da Costa (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

A produção de biocombustíveis a partir de subprodutos da indústria é de importância iminente em uma sociedade com demanda crescente de energia. O etanol de segunda geração pode ser produzido a partir de material celulósico como o bagaço de cana-de-açúcar, para tanto, é necessária a liberação dos açúcares da matriz lignocelulósica para posterior fermentação pelas leveduras. As enzimas responsáveis pela hidrólise desse material apresentam elevado custo de produção, que incide sobre a cadeia de produção do etanol de segunda geração. A composição do meio de cultivo tem influência significativa sobre a produção de enzimas lignocelulolíticas por fungos. Baseado nisso, os efeitos do aumento das concentrações de solução salina e da fonte de carbono e nutrientes foram estudados para o crescimento de Trichoderma reesei RUT-C30 visando o aumento da produção de enzimas lignocelulolíticas em frascos agitados. Utilizou-se como base um meio contendo: bagaço explodido e deslignificado como fonte de carbono (10 g/L), peptona vegetal (1g/L), tween 80 (0,1% v/v) e solução salina. A atividade celulolítica total (FPA ou filter paper activity) máxima obtida para o meio base foi de 1,28 FPU/mL em 144h. O aumento da concentração de sais foi testado tanto no meio de cultivo como no pré-inóculo. Observou-se um acréscimo de 28 a 48% na atividade celulolítica pela duplicação da concentração de solução salina no meio e/ou no pré-inóculo, atingindo 1,89 FPU/mL em 144h. O aumento da concentração da fonte de carbono isoladamente reduziu a atividade para 0,98 e 0,7 FPU/mL, para 15 g/L e 20 g/L, respectivamente. No entanto, o aumento proporcional da concentração dos demais componentes do meio de cultivo resultou no aumento da atividade enzimática do complexo para 2,16 e 2,3 FPU/mL, para 15 g/L e 20 g/L da fonte de carbono, respectivamente. Conclui-se que o ajuste do meio de cultivo pelo aumento da concentração dos componentes teve efeito positivo sobre a produção de enzimas do complexo celulolítico de T. reesei RUT-C30.


Palavras-chave:  celulase, etanol de segunda geração, fermentação submersa, Trichoderma reesei