XXI ALAM
Resumo:7-1


Poster (Painel)
7-1PREVALÊNCIA DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORAS DE BETA-LACTAMASES DE ESPECTRO ESTENDIDO (ESBL) NO HOSPITAL SANTA ISABEL, BLUMENAU
Autores:Alessandro Silveira (FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU / UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; Talita Prawucki (FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU) ; Pedro Alves D'azevedo (UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE)

Resumo

Introdução: K. pneumoniae é um dos principais agentes relacionados às infecções nosocomiais. Apresenta alta taxa de resistência aos antimicrobianos e, usualmente, produz beta-lactamases de espectro estendido (ESBLs), inviabilizando a utilização de agentes beta-lactâmicos (exceto os carbapenêmicos) para tratamento. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo no Hospital Santa Isabel, um hospital de alta complexidade e médio porte (250 leitos), avaliando todos os resultados de infecções hospitalares causadas por K. pneumoniae produtoras de ESBLs no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2011. Para detecção da produção de ESBLs, foram utilizadas as metodologias de disco aproximação e disco combinado, segundo critérios estabelecidos pelo Clinical Laboratory Standards Institute (CLSI). Resultados: Dos 3683 processos infecciosos avaliados neste período, 2373 (64,3 %) foram causados por K. pneumoniae e, destas, 1089 (45,9 %) eram produtoras de ESBL. Os principais sítios anatômicos envolvidos foram urina (41 %), aspirado traqueal (14 %), secreção operatória (18 %), sangue periférico (13 %), cateter (6 %) e outros (8%). O perfil de susceptibilidade demonstrou taxas de resistência de 96,6 % para sulfazotrim, 75,5 % para ciprofloxacino, 42,2 % amicacina e 68,5 % para amoxicilina com ácido clavulânico. Não foram considerados na análise estatística os isolados resistentes aos carbapenêmicos. Conclusão: Observou-se uma elevada prevalência de K. pneumoniae produtoras de ESBLs, com altas taxas de resistência aos antimicrobianos comumente utilizados, limitando as alternativas terapêuticas, dificultando desta forma a recuperação dos pacientes, contribuindo para elevar os índices de morbi e mortalidade associados. Se a pressão da seleção bacteriana continuar e o controle dessas infecções não forem eficazes, a dispersão da resistência continuará a se proliferar e consequentemente existirão mais micro-organismos totalmente resistentes aos antimicrobianos atualmente disponíveis. Órgãos de Fomento: CNPq, FAPERGS.


Palavras-chave:  ESBL, Carbapenêmicos, Klebsiella pneumoniae, Infecções nosocomiais