ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 126-1


Poster (Painel)
126-1Efeito da salinidade na produção de biossurfactante de um isolado bacteriano termofílico proveniente de rocha de reservatório de petróleo.
Autores:ARGENTIN, M. N. (IFSC-USP - Instituto de Física de São Carlos) ; CORRÊA, T. (IFSC-USP - Instituto de Física de São Carlos) ; MARTINS, L. F (CENPES - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás) ; SOUSA, M. P (CENPES - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás) ; BOSSOLAN, N. R. S. (IFSC-USP - Instituto de Física de São Carlos)

Resumo

Nas últimas décadas, os biossurfactantes têm atraído considerável atenção científica devido à sua alta biodegradabilidade, baixa toxicidade, atividade em extremos de temperatura, pH e salinidade. A indústria do petróleo representa um mercado importante para estes compostos, que podem ser utilizados em processos de recuperação avançada de petróleo e de biorremediação de solos poluídos com hidrocarbonetos. No presente trabalho, bactérias produtoras de biossurfactantes foram isoladas a partir de cultivos inoculados com amostras de rochas coletadas em profundidade de cerca de 3.000 metros de um reservatório offshore localizado na região sudeste do Brasil. O meio LB foi utilizado para o cultivo de bactérias aeróbias enquanto o meio BANHT, para o cultivo das anaeróbias. Os cultivos foram incubados à temperatura de 55°C, nas salinidades de 35, 70 e 120 g/L de NaCl. O isolamento das linhagens foi feito em meio sólido, nas mesmas condições. O ensaio de capacidade de emulsificação E24 foi utilizado para a verificação da produção de substâncias tensoativas nos cultivos dos isolados bacterianos. Dos cultivos em aerobiose, foram obtidos 38 isolados, dos quais 16 apresentaram-se positivos para a presença de biossurfactante. O sequenciamento do gene 16S DNAr foi feito para 7 isolados positivos, dos quais 6 apresentaram similaridade de 99% com organismo do gênero Bacillus e 1 isolado apresentou 97% de similaridade com organismo do gênero Pseudomonas. O isolado Ar70C7-2 (Bacillus sp) foi testado para a produção de biossurfactante nas salinidades de 35, 70 e 140 g/L, em cultivos aeróbios em meio LB, em triplicata, à temperatura de 55ºC e agitação de 200 rpm. Nos cultivos de Ar70C7-2 nas salinidades de 35 e 70 g/L os maiores índices de E24 foram registrados no 9º dia de cultivo, atingindo valores médios de 28% (±4) e 24% (±23), respectivamente. Já no cultivo em 140 g/L, o índice registrado neste ponto foi de 17% (±4). Dos cultivos iniciais em anaerobiose, foram isoladas duas linhagens, uma das quais positiva para a produção de biossurfactante. Esta linhagem será testada, nas próximas etapas deste trabalho, quanto à produção de biossurfactante em diferentes condições de salinidade e temperatura.


Palavras-chave:  Bacillus, Biossurfactante, Petróleo, Reservatório, Termófilo