27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2288-1


Poster (Painel)
2288-1Aegerolisinas e outras proteínas homólogas relacionadas à microgravidade em Moniliophthora perniciosa,o fungo causador da vassoura-de-bruxa do cacacaueiro.
Autores:Gomes, L.M.C. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Souza, K.T. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Pignaton, A.D. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Pirovani, C.P. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

Moniliophthora perniciosa, basidiomiceto fitopatógeno causador da vassoura-de-bruxa em Theobroma cacao L., constitui, hoje, na principal limitação da produção de cacau em diversas regiões produtoras. No Sul da Bahia trouxe grandes problemas de caráter sócio-econômico, desde a sua chegada em 1989, com perdas significativas na produção. Na maioria dos fungos basidiomicetos, durante seu desenvolvimento morfológico característico, a formação dos basidiocarpos é necessária para a reprodução sexual, culminando na produção de um grande número de basidiósporos. Alterações na direção de crescimento do basidiocarpo geram mudanças morfogenéticas (gravimorfogenéticas) que influenciam na formação de seus primórdios, no seu desenvolvimento, bem como no início da esporulação. Compreender efeitos da microgravidade sobre M. perniciosa pode mostrar a possível adaptação deste fitopatógeno a ambientes adversos. Assim, objetivou-se buscar genes candidatos para resposta à microgravidade, utilizando bioinformática. Foram utilizados acessos relacionados com microgravidade do basidiomiceto Pleurotus ostreatus, disponíveis no NCBI, como sequências modelo. Um BLAST no UniProt foi realizado, onde as sequências foram individualmente analisadas, com parâmetros específicos para fungos. Cada uma das sequências encontradas no NCBI gerou um conjunto de sequências-resposta com similaridade a diferentes fungos. Foram selecionadas 44 sequências com similaridade à M. perniciosa. As proteínas putativas foram relacionadas com diferentes funções biológicas, como degradação de celulose (ex: Cellulose-Growth-Specific protein precursor, Small GTPase-binding protein), proteínas relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do fungo (ex: ERG4_ERG24 domain containing protein, Lectin) e interação planta-patógeno (ex: Cerato-platinin). As proteínas relacionadas com o desenvolvimento do basidiocarpo, como Aegerolysins (MPER_08048; MPER_11381; MPER_08358; MPER_05430; MPER_04618; MPER_09181) foram identificadas. As aegerolisinas apresentam importante função no desenvolvimento de diferentes fungos. Em M. perniciosa, foi demostrado que esses genes apresentam picos de expressão durante a frutificação, formação dos primórdios do basidiocarpo e também em basidiocarpos secundários. Os resultados deste estudo in silico dará um melhor direcionamento nos experimentos de crescimento artificial do M. perniciosa, dando um enfoque no efeito da gravidade no processo de frutificação do fungo.