27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2273-1


Poster (Painel)
2273-1Detecção Mycoplasma pulmonis por cultivo em caldo PPLO, Reação em Cadeia da Polimerase e Imunofluorescência Indireta em camundongos de biotérios brasileiros.
Autores:MINAGAWA,C.Y. (CEMIB/UNICAMP - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica) ; MOREIRA, J.C.O (CEMIB/UNICAMP - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica) ; DEMOLIN, D.M.R (CEMIB/UNICAMP - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica) ; SANTOS, S.R.C.S (CEMIB/UNICAMP - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica) ; ANDRADE, L.A.G (CEMIB/UNICAMP - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica) ; GILIOLI, R. (CEMIB/UNICAMP - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica)

Resumo

Mycoplasma pulmonis é uma bactéria que coloniza o trato respiratório e genital de animais de laboratório. A infecção geralmente apresenta-se de forma subclínica embora manifestações como doença respiratória e incoordenação motora associada à labirintite possam aparecer em decorrência da disseminação do microrganismo pelo ouvido médio, interferindo significativamente na interpretação de resultados experimentais. Neste trabalho foram analisados 508 camundongos de 28 instituições brasileiras e três instituições latino-americanas entre os anos de 2011 e 2013, através das técnicas de Imunofluorescência Indireta (IFI), cultura de swab de traquéia em caldo PPLO e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Os animais foram eutanasiados em câmara de CO2. Por meio de punção cardíaca o sangue foi coletado e centrifugado a 3000 RPM para obtenção do soro e realização dos testes sorológicos. A traquéia foi exposta e swabs de sua mucosa foram cultivados assepticamente em caldo PPLO enriquecido e incubados a 37ºC por até sete dias. Após este período, os caldos que apresentaram acidificação sem turvação por excesso de outras bactérias foram testados pela técnica de PCR.. Dos 508 soros testados por IFI, 23 apresentaram anticorpos específicos para M. pulmonis (4,52%). Para as análises de PCR, 67 caldos PPLO foram extraídos pelo método de fervura e analisados com primer espécie-específico para M. pulmonis. Destes apenas 27 (40,29%) foram positivos. Assim esta análise permite afirmar que o caldo PPLO pode indicar resultado falso positivo quando utilizada individualmente, mas pode se tornar uma boa ferramenta de triagem quando associada a técnicas mais específicas como a PCR embora esta, seja mais onerosa. Neste caso a sorologia pode ser um método eficaz e financeiramente mais viável aos laboratórios.