27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2271-2


Prêmio
2271-2Potencial antifúngico da aplicação combinada de filme de quitosana adicionado de óleo essencial de Cymbopogon citratus (Capim santo) “in vitro”
Autores:GUERRA, I.C.D (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; ATHAYDE, A.J.A.A (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; OLIVEIRA, P.D.L (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; MADRUGA, M.S (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; SOUZA, E.L (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

A utilização de matérias-primas naturais como agentes antimicrobianos tem despertado o interesse de pesquisadores tendo em vista sua baixa toxicidade, baixa quantidade de efeitos maléficos no meio ambiente e uma melhor aceitação pública. O filme de quitosana em combinação com óleos essenciais apresenta-se como alternativa promissora tendo em vista seu potencial antimicrobiano já comprovado frente a alguns micro-organismos, além da facilidade de obtenção uma vez que as carapaças de camarão são altamente poluentes e o Nordeste é rico em plantas medicinais aromáticas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da aplicação combinada da quitosana (QUI) e do óleo essencial deCymbopogon citratus (CC) como antimicrobianos alternativos para a inibição de Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Rhizopus stolonifer, Botrytis cinerea e Penicillium expansum em meio laboratorial (in vitro). Métodos: A concentração inibitória mínima - CIM da quitosana e do óleo essencial foram determinadas por meio da técnica de diluição seriada. Foram utilizadas a CIM da quitosana e do óleo, e concentrações subinibitórias (1/2CIM e 1/4CIM), além de um experimento controle sem adição de filme e óleo essencial. Das diferentes concentrações inibitórias e subinibitórias foram determinadas a influência no crescimento micelial radial durante quatorze dias de incubação e na germinação dos esporos fúngicos de cada microorganismo. Resultados: A QUI e CC apresentaram valores da concentração inibitória mínima (CIM) de 8 mg/mL e 5 μL/mL, respectivamente, frente a todas as cepas fúngicas analisadas. Todas as concentrações (inibitórias e subinibitórias) causaram intensa inibição do crescimento micelial e na germinação dos esporos frente a todos os microorganismos testados. Conclusão: Os resultados apresentados demonstram o potencial antifúngico da aplicação combinada de QUI e CC em concentrações subinibitórias.