27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2269-1


Poster (Painel)
2269-1ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PRODUTOS NATURAIS DE JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae) E ANTISSÉPTICOS ORAIS COMERCIAIS FRENTE A MICRO-ORGANISMOS DE INFECÇÃO ORAL.
Autores:Ferreira, L. L. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Anjos, A. C. dos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; barbosa junior, a.m. (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O uso de produtos naturais no tratamento de doenças vem há séculos sendo utilizada pela população e o seu sucesso vem aguçando cada vez mais a curiosidade de pesquisadores em descobrir as propriedades químicas presentes nos mesmos e ampliar o seu uso de maneira controlada. Portanto o objetivo desse trabalho foi testar produtos naturais (extratos vegetais) de juazeiro e antissépticos bucais comerciais frente a Streptococcus mutans e Candida albicans isolados de pacientes atendidos pela UFS e acometidos por cárie recorrente e candidose oral . Foram realizados isolamentos em cultivo para a obtenção dos isolados microbianos, onde as linhagens microbianas foram diagnosticadas de espécimes clínicas. Foram também realizados testes fermentativos com sacarose e glicose para que houvesse a identificação e analise de atividade de cárie. Foi realizada também a coleta dos produtos naturais de juazeiro, que foram coletados na região semiárida sergipano (Canindé do São Francisco/SE) e logo após foram realizados os testes de sensibilidade em caldo,que tinha como objetivo por exemplo a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) do Juazeiro frente aos micro-organismos coletados e como parâmetros de comparação estatísticas foram testados os seguintes antissépticos bucais: Clorexidina e Sensodine sem álcool e Plax (Colgate) sem corante. Os resultados foram: 100% de isolamento para as ambas as espécies nos 20 pacientes atendidos, para analise de capacidade fermentativa foi obtidos, atividade forte (25%) e médio (25%) e produção de acidez foram alta produção em 25% e média em 8% para ambas as espécies isoladas. No teste de sensibilidade realizados foram obtidos os seguintes valos de CIM de extrato vegetal de juazeiro, para S. mutans, 50mg/mL e C. albicans 100mg/mL. Dos produtos testados, os mais eficazes (menor valor de CIM) foram para S. mutans extrato vegetal de juazeiro, Plax, clorexidina e Sensodine. Já para C. albicans foram clorexidina, sensodine e juazeiro (valores iguais de CIM) e por fim o Plax. Com tudo isso se pode identificar que há ocorrência de isolados típicos de S. mutans e C. albicans em infecções orais de pacientes assistidos e que ocorre atividade antimicrobiana de extratos brutos aquosos de juazeiro frente a esses isolados microbianos, patógenos orais, circulantes em pacientes acometidos com cárie e periodontite indicando utilização desses produtos naturais como métodos eficientes de controle de micro-organismos envolvidos em infecções orais.