27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2265-1


Poster (Painel)
2265-1Estudo terapêutico piloto com óleo essencial de Cymbopogon citratus (DC) Stapf para tratamento de pitiriase versicolor
Autores:CARMO, E.S. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; PEREIRA, F.O. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; CAVALCANTE, N.M. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; GAYOSO, C.W. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; LIMA, E.O. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Introdução: A pitiríase versicolor é uma micose superficial, produzida por fungos do gênero Malassezia, que se apresenta geralmente assintomática, benigna, freqüentemente recidivante e não contagiosa. No homem, apresenta-se clinicamente como lesões maculosas e descamativas, de coloração variável de branco a marrom, que se distribuem com maior freqüência nos braços, tronco e região da cintura escapular. Comumente o paciente procura auxílio médico em virtude de a lesão lhe ser desagradável quanto ao aspecto estético. E menos frequentemente o agente da pitiríase versicolor pode envolver-se em infecções sistêmicas, geralmente por colonização de cateteres intravasculares, principalmente em pacientes pediátricos. Este trabalho objetivou realizar estudos clínicos de fase I e II, para essa patologia, com óleo essencial de Cymbopogon citratus. Material e Métodos: Na fase I, participaram vinte voluntários para averiguar a segurança das formulações. Na fase II, 47 voluntários receberam as formulações do óleo essencial a 1,25 μL/mL, as quais deveriam ser utilizadas por quarenta dias, sendo o xampu três vezes por semana e o creme duas vezes ao dia. Um grupo controle na fase II, constituído por 29 voluntários recebeu as mesmas formulações, com cetoconazol a 2%. Resultados: Verificada a segurança das formulações com a finalização da fase I, onde nenhuma reação adversa significativa foi observada nos indivíduos sadios, conduziu-se a fase II. Nesta segunda fase, 30 (63,83%) voluntários utilizando óleo essencial e 18 (62,07%) cetoconazol permaneceram até o final do estudo. Observaram-se nos pacientes com pitiríase versicolor predomínio de lesões na forma disseminada e M. sympodialis foi o agente predominante identificado em cultura. Após 40 dias de tratamento, obteve-se um percentual de cura micológica de 60% (p < 0,05) para o grupo tratado com óleo essencial de C. citratus e superior a 80% (p < 0,05) para o grupo tratado com cetoconazol. Conclusão: Apesar da segurança e efeito antifúngico observados após aplicação das formulações contendo óleo essencial de C. citratus, outros estudos com maior número de portadores de pitiríase versicolor precisam ser realizados para confirmar o real potencial destas formulações.