27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2262-1


Prêmio
2262-1INFORMATIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO ONLINE DOS DADOS DA COLEÇÃO DE CULTURA DE MICRO-ORGANISMOS (IPR) DO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO DO IAPAR
Autores:Grade, L.C. (IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná) ; Cardoso, J.D. (IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná) ; Colozzi Filho, A. (IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná) ; Andrade, D.S. (IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná)

Resumo

Primeiro país a assinar a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), o Brasil encontra-se entre as nações com o maior índice de biodiversidade em todo o mundo. Através da disponibilidade desses dados, o país apresenta um papel extremamente importante para o desenvolvimento científico e tecnológico em diversos setores, como: saúde, agricultura, pecuária, aquicultura e indústria. Na Coleção de Culturas de micro-organismos do Instituto Agronômico do Paraná, cujo Acronym é IPR. estão depositados estirpes de fixadores de nitrogênio (rizóbios, azospirilum e Frankia) bem como microalgas, bactérias e fungos de solo de interesse biotecnológico com aplicações na agropecuária e outros setores. Os dados de data, local de coleta, da caracterização fenotipica e genética destes micro-organismos estão em planilhas excel ou em arquivo Word. Desse modo, observa-se a imprescindibilidade da utilização de ferramentas computacionais para análises, armazenamento e distribuição das informações dos dados desse material biológico. Neste contexto o objetivo neste trabalho foi a criação de um banco de dados informativos sobre as estirpes destes micro-organismos de interesses agronômicos, da Coleção do IAPAR junto com suas respectivas características e a disponibilização dessas informações em uma página na internet. Para a implementação do banco de dados, foi utilizado o sistema gerenciador de banco de dados MySQL aliado com a ferramenta phpMyAdmin, o que permitiu a inserção das tabelas graficamente, ou seja, sem precisar escrever scripts na linguagem SQL. Além disso, o banco foi criado seguindo a estruturação: projeto conceitual, lógico, físico e algumas técnicas específicas para que a consistência e a padronização dos dados fossem mantidas. A página na internet foi implementada com a ferramenta Adobe Dreamweaver CS6 na linguagem de marcação HTML (Hypertext Markup Language), no estilo CSS e na linguagem dinâmica PHP (Personal Home Page), que permitiu a implementação do sistema de busca por designação IPR, acronym da coleção, e o número da estirpe ou nome cientifico (gênero e espécie) do micro-organismo e o envio de e-mails sem precisar sair do site, através do menu “contato”.