27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2259-2


Poster (Painel)
2259-2Papel das vias de biossíntese e degradação de trealose na interação entre a bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus e Arabidopsis thaliana
Autores:Da Silva, JF (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Vespoli, LS (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Rangel, PL (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Souza, SA (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Rangel, ALS (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Intorne, AC (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; De Oliveira, MVV (TEXAS A&M UNIVERSITY - Texas A&M University, College Station, TX, United States of) ; de Souza Filho, G.A (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Resumo

Trealose é um dissacarídeo não-redutor formado por duas moléculas de glicose, o qual é sintetizado por uma ampla variedade de organismos, de Eubacteria e Archea a fungos, plantas e invertebrados. Esta molécula funciona como um osmoprotetor, conferindo tolerância a uma variedade de estresses ambientais em diversas espécies procarióticas e eucarióticas. Além do mais, a síntese e metabolismo de trealose são importantes para vários micro-organismos durante interações simbióticas e patogênicas com o hospedeiro. Gluconacetobacter diazotrophicus é uma bactéria promotora do crescimento vegetal capaz de fixar nitrogênio atmosférico, solubilizar nutrientes, produzir fitormônios e atuar no controle biológico de fitopatógenos. Tal bactéria tem alta tolerância a diferentes estresses ambientais, incluindo metal,temperatura e pressão osmótica. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o papel do metabolismo da trealose na interação entre Arabidopsis thaliana e G. diazotrophicus PAl 5. Mutantes bacterianos afetados em genes da via de biossíntese e degradação de trealose, otsA e treA, respectivamente, foram caracterizados quanto a resistência aos estresses causados por CdCl2.H2O, CoCl2.6H2O, ZnCl2, Al+3, sacarose, PEG, NaCl, Na2SO4 e quanto a resistência a diferentes temperaturas. Os resultados revelaram que tais mutações elevam a sensibilidade da bacteria aos estresses provocados por zinco, cobalto, cádmio, alumínio, sulfato de sódio, cloreto de sódio, polietilenoglicol e sacarose. Para verificar a importância de trealose na promoção do crescimento vegetal, plantas silvestres de A. thaliana e plantas mutantes defectivas para a produção da enzima trealase foram inoculadas com os mutantes bacterianos supracitados. Após 60 dias de cultivo, as plantas foram analisadas quanto ao número de folhas, comprimento da inflorescência, massa fresca da parte aérea e da raiz. Os dados revelaram que trealose participa na promoção do crescimento vegetal, já que plantas inoculadas com bactérias mutantes treA, que não degrada trealose, apresentaram maior massa fresca de parte aérea e raiz. Estes resultados sugerem que a produção e liberação desta molécula pela bactéria nos tecidos vegetais, potencializa o desenvolvimento da planta inoculada. Os dados revelam que a trealose, além de seu papel na resistência a estresses ambientais da bactéria, participa do processo de interação bactéria-planta, implicando na promoção do crescimento vegetal.