27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2251-1


Poster (Painel)
2251-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HIDROLÍTICA EM BACTÉRIAS ISOLADAS DE NÓDULOS DE Desmodium spp DO PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE.
Autores:Barbosa, N.H.V. (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Ramires, R.V. (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; ALDANA, M.R.N. (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; LEITE, C.L. (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; BRASIL, M.S. (UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULUFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)

Resumo

A associação rizóbio-leguminosa contribui para enriquecer o solo com nitrogênio por meio da fixação biológica. Entretando, pouco se conhece a respeito do perfil enzimático desses microrganismos. O presente estudo objetivou avaliar semiquantitativamente, em meio de cultura solidificado, as atividades amilolíticas, celulolíticas e lactolíticas de rizóbios nativos obtidos de Desmodium sp. do Pantanal Sul Mato-Grossense . Nesse estudo foram utilizados 20 isolados que foram testados quanto a capacidade de produzir amilase, carboximetilcelulase e lactase. Os isolados deste estudo foram comparados com as estirpes referências: Bradyrhizobium elkanii (BR 115), Bradyrhizobium japonicum (BR 114), Rhizobium tropici (BR 10016), Rhizobium tropici (BR 322), ,Sinorhizobium saheli (BR 526), Rhizobium etli (BR 10026). Para detecção das atividades enzimáticas, o período de incubação das bactérias foi de 28ºC no escuro e o tempo variou de 24 a 168 h. A capacidade dos isolados em produzir amilase foi avaliada em meio contendo 1% de amido de milho como fonte de carbono, ao final de 96 h de incubação, adicionou-se ao meio5,0 mL de tintura d iodo. Uma zona amarelada ao redor da colônia, em contraste com o meio azulado, indicou a atividade amilolítica. A produção de carboximetilcelulase foi detectada em meio contendo 1% carboximetilcelulose como fonte de carbono. Após 168 h de incubação a capacidade carboximetilcelulítica foi constatada por meio da técnica de coloração com vermelho Congo, facilitando a visualização do halo de degradação . A lactase foi avaliada em meio sólido contendo 1% de lactose como substrato de carbono, ao final de 168 h de incubação um halo claro ao redor das colônias indicou a atividade lactolítica. A atividade hidrolítica das bactérias foi estimada quantitativamente usando-se o índice enzimático (IE) que expressa a relação do diâmetro médio do halo de degradação e o diâmetro médio da colônia. De um total de 20 isolados testados, 6 revelaram atividade amilolítica (28LS, 30LS, 33LS, 4MD, 39MD e 48MD) bem como três3 estipes de referência (Br 114, BR 526, BR 10026) ; três isolados apresentaram atividade carboximetilcelulítica (34LS, 34LS e 25MD) e também uma estipe ( BR 10016). Não foi verificada a atividade lactolítica em nenhum dos isolados como também nas estirpes utilizadas no estudo. Esse é um estudo é pioneiro no Pantanal e levando-se em consideração o potencial da diversidade microbiológica da região há a possibilidade de se obterem novas fontes microbianas de enzimas, dessa maneira estudos dessa natureza possibilita novas descobertas para possíveis aplicações biotecnológicas