27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2241-2


Poster (Painel)
2241-2Caracterização molecular de bactérias de solo com histórico de aplicação do Mancozeb, na comunidade Nova Esperança-Manaus.
Autores:Rebière C. (UFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do AmazonasUFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Pereira J.O. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; batista I. H. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A utilização de fungicidas na agricultura tem se intensificado, causando grande impacto nos solos e na biota em que eles se encontram. A presença desses compostos no solo vem acarretando modificações no comportamento dos microrganismos, que passaram a adquirir estratégias de sobrevivência à presença desses produtos. O Mancozeb é um fungicida do grupo dos carbamatos sendo sua ação pelo contato, que inativa as enzimas essenciais dos fungos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar com 16S rna bactérias isoladas de solo rizosférico de cultivo de Allium fistollium com histórico de aplicação do fungicida Mancozeb na comunidade Nova Esperança, município de Manaus. As 5 amostras de solo rizosféricos foram coletadas aleatoriamente na área de cultivo, essas amostras foram homogenizadas e armazenadas a - 4⁰C, o isolamento se deu após 24 horas da coleta, em dois meios de cultura distintos: meio mínimo e meio Busheel Hass acrescidos de 3,6gL-1 de Mancozeb para verificar o potencial de degradação dessas bactérias ao agrotóxico. Realizou-se a diluição seriada destes meios, onde 100μl desta diluição foram plaqueados no mesmo meio acrescidos de ágar, as colônias crescidas foram purificadas, sendo identificadas 23 isolados. Preparou-se o pré-inóculo para a realização da caracterização molecular a partir da amplificação e o sequenciamento do gene 16S rRNA. Os isolados de bactérias foram identificados em onze espécies distintas: 19% Lysinibacillus sphaericus, 14% Lysinibacillus fusiformes, Lysinibacillus sp, Bacillus sp, 9% Bacillus pumillus, 5% Bacillus altitudinis, Bacillus aerophillus, Enteerobacter sp, Pseudomonas sp, Brevibacillus brevis , Bacillus safensis. A família Bacillaceae foi a mais representativa, com 86,95% dos isolados seguida das famílias Pseudomonadaceae e Enterobacter com 4,34%. Não foram identificados 4,34% dos isolados. Esses ensaios proporcionaram caracterizar bactérias com potencial para biorremediação. A coleção de microrganismos decorrentes da realização dessa pesquisa servirá de base para estudos futuros envolvendo a biodegradação de xenobióticos.