27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2231-1


Poster (Painel)
2231-1Produção de biomassa microbiana por Meyerozyma guilliermondii usando hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar como substrato.
Autores:Carmo, E.J. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Xabregas, V.M.L.F. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Soares, V.M. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Matos, I.T.S.R. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Medeiros-Galvão, R.S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Astolfi-Filho, S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A demanda mundial por alimentos tem crescido consideravelmente, incentivando a pesquisa por fontes não convencionais de proteína. Ao longo das últimas décadas, pesquisas têm demonstrado que a biomassa lignocelulósica é uma alternativa interessante para obtenção de diversos produtos como biocombustíveis, biopolímeros, ácidos orgânicos e suplementos proteicos. Neste contexto, derivados da produção de biomassa microbiana por leveduras, como extrato de leveduras e proteína celular microbiana, utilizando hidrolisados hemicelulósicos como substrato, figuram como importantes produtos biotecnológicos. Previamente, uma linhagem selvagem de Meyerozyma guilliermondii, isolada em associação com cupins (Nasutitermes sp.) da Amazônia Central Brasileira, demonstrou elevado potencial de produção de biomassa quando cultivada em hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar (HHCA). Esta mesma linhagem foi reativada em Agar Sabouraud (Peptona 10 g/L; Glicose 40g/L; pH 5,0), a 30 ºC por 72 horas. A seguir foi pré-inoculada em meio líquido composto de extrato de levedura (1,5 g/L), ureia (1,25 g/L), KH2PO4 (1,1 g/L), glicose (10 g/L) e xilose (30 g/L), incubada a 30 ºC e 120 rpm por 72 horas. Esta cultura foi centrifugada e o sedimento usado como inoculo. O ensaio de produção de biomassa foi executado em frascos Erlenmeyer contendo meio composto por HHCA (açúcar redutor total = 70,69 g/L) suplementado com extrato de levedura (1,5 g/L) e ureia em concentrações variáveis. Para avaliar o efeito de diferentes fatores na produção de biomassa microbiana, foi utilizado delineamento central composto rotacional, sendo as variáveis e seus respectivos níveis: concentração de ureia (0,80; 1,00; 1,50; 2,00 e 2,20 g/L) e tamanho do inoculo (1,15; 1,60; 2,70; 3,80 e 4,25 g/L). Os frascos foram incubados a 30 ºC e 120 rpm por 120 horas. Os dados foram analisados utilizando o software Statistica 6.0 ®. Os maiores rendimentos de biomassa apresentaram aumento médio do inoculo em até 3,14 vezes. Somente o fator “tamanho do inoculo” foi significativo (p = 0,01879), não havendo efeito significativo do fator “concentração de ureia” (p = 0,6506) nem interferência entre os fatores. O rendimento de biomassa foi relativamente baixo, fato que geralmente é observado quando a levedura realiza fermentação alcoólica. Novos esforços devem ser empenhados no intuito de elucidar o potencial desta linhagem na produção de biomassa microbiana ou demais produtos biotecnológicos.