27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2226-1


Poster (Painel)
2226-1AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA BACTERIANA EM CEPAS DE Pseudomonas aeruginosa PROVENIENTES DE ÁGUA SUPERFICIAL E EFLUENTE HOSPITALAR
Autores:Silva Jr; S. A. (PIO XII - Faculdade Pio XII) ; Baraúna, L. (PIO XII - Faculdade Pio XII) ; Santos, G. A. L. (PIO XII - Faculdade Pio XII) ; Valbão, S. C. (PIO XII - Faculdade Pio XII) ; Carvalho, P. A. L. (LABORATÓRIO TOMMASI - Laboratorio TommasiPIO XII - Faculdade Pio XII) ; Moraes, R. (PIO XII - Faculdade Pio XII) ; Pratte-Santos, R. (PIO XII - Faculdade Pio XIIUFES - Universidade Federal do Espirito Santo)

Resumo

Posicionando-se entre as principais bactérias causadoras de infecções hospitalares, Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) tem sido considerada um patógeno oportunista, podendo causar enfermidades de elevada letalidade. É classificada como uma espécie ubiquitária, presente até mesmo em soluções desinfetantes que, de forma inevitável são lançados no esgoto hospitalar. Esse esgoto, que especificamente, libera uma variedade de substâncias poluentes promove a ocorrência de ambientes fortemente seletivos, gerando um aumento da frequência de genes de resistência bacteriana. O Rio Jucu é o principal manancial de abastecimento de água da Grande Vitória, representando 70% do atendimento dessa região, onde se concentram 42% da população total do Estado do Espírito Santo. Deste modo, o presente estudo, buscou avaliar o perfil de susceptibilidade, entre amostras de efluente hospitalar e água superficial, através de isolados de P. aeruginosa. Foram realizadas duas coletas em cinco pontos de amostragem: 1º montante do descarte do efluente hospitalar, 2º caixa d’ água do hospital, 3º efluente hospitalar, 4º efluente hospitalar tratado, 5º jusante do descarte do efluente hospitalar, totalizando dez amostras. Foram analisados parâmetros físico-químicos da água, que pudessem comprovar a existência de um ambiente favorável ao crescimento bacteriano, tais como: oxigênio dissolvido (OD), pH e turbidez.Realizaram-se testes automatizados de identificação e susceptibilidade a antimicrobianos. Os valores dos parâmetros físico-químicos mostraram que o 3º e 4º pontos de coleta apresentaram maior turbidez e menores teores de OD, sugerindo a presença de detritos em suspensão e intenso processo de decomposição da matéria orgânica. Considerou-se multirresistentes, cepas que apresentaram resistência a quatro ou mais classes de antimicrobianos. Com exceção do 2º ponto, houve crescimento de P. aeruginosa em todas as demais amostras. Todas as cepas demonstraram resistência a, no mínimo, uma classe de antimicrobianos. As cepas provenientes do 3º e 4º pontos apresentaram multirresistência, indicando uma possível contaminação por bactérias provenientes de um local sob forte pressão seletiva como é o ambiente hospitalar. Sendo assim, água contaminada pode constituir uma rota de disseminação de resistência bacteriana para a população, tornando-se um problema de saúde pública.