27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2224-1


Poster (Painel)
2224-1Monitoramento de Vibrio alginolyticus em mexilhões provenientes de fazendas de maricultura do Estado do Rio de Janeiro.
Autores:Almeida, G.F.B. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Oliva, M.S. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Gomez, M.A. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Coelho, S.M.O. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Souza, M.M.S. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo

Os mexilhões são bivalves filtradores que se alimentam de partículas em suspensão na água e não filtram seletivamente seu alimento, representando um importante veículo de transmissão de bactérias patogênicas presentes nestas águas, sendo conhecido como bioindicadores de contaminação ambiental. O grupo taxonômico da família Vibrionaceae é extremamente diversificado e dentre as espécies desse grupo está o Vibrio alginolyticus, de importância epidemiológica por ser considerado um patógeno ubiquitário do ambiente aquático e por fazer parte da microbiota comensal de animais marinhos. Chaves dicotômicas servem para a identificação e prática de rotina de espécies bacterianas, representando uma aplicação de estudos taxonômicos e sistemáticos, sendo projetadas para refletir as características fenotípicas para cada espécie. Assim, nos casos em que a identificação permanece incerta, a consulta aos dados originais e as fontes taxonômicas é aconselhável. No presente trabalho, a identificação fenogenotípica do gênero Vibrio foi realizada através da detecção do gene rpoA. A identificação fenotípica de Vibrio alginolyticus comparou os resultados obtidos a chave dicotômica proposta por Noguerola (2008), que embora mais sucinta, mantém o caráter pragmático e o mesmo rigor dos dados empregados nos estudos sistemáticos anteriores. A partir de um total de 209 isolados de Vibrio spp., foi identificado 19,6% (41/209) de Vibrio alginolyticus. Todos os 209 isolados identificados fenotipicamente como Vibrio amplificaram o gene rpoA, gerando um fragmento de 242 pb. De modo geral, métodos moleculares para análises de rotina nas áreas clínica e ambiental ainda são economicamente inviáveis devido a diversificação e ao elevado número de amostras. Assim a utilização de testes fenotípicos de baixo custo adaptados a metodologias rápidas é fundamental, para identificação rápida, eficaz e bem sucedida. A chave dicotômica utilizada parece ter permitido a identificação adequada de Vibrio alginolyticus. Análises moleculares serão realizadas para aferir a acurácia dos resultados fenotípicos utilizando os genes collagenase, ompK e toxR , associados à confirmação dessa espécie. Coordenação de Aperfeiçoamento De Pessoal de Nível Superior (Capes)