27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2216-2


Poster (Painel)
2216-2CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA DE ESTIRPES DE LEPTOSPIRA INTERROGANS POMONA SOROVAR POMONA ISOLADAS DE SUÍNOS NO BRASIL
Autores:Miraglia, F. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) ; Shimabukuro, F.H. (FMVZ/UNESP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP) ; Ferreira, T.S. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) ; Langoni, H. (FMVZ/UNESP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP) ; Dellagostin, O.A. (UFPEL - Centro de Desenvolvimento Tecnológico - Biotecnologia) ; Morais, Z.M. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) ; Souza, G.O. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) ; Vasconcellos, S.A. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) ; Moreno, A.M. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia)

Resumo

Introdução: Leptospirose é uma doença de distribuição global causada por vários sorovares de Leptospira interrogans. O diagnóstico clínico precoce é difícil, pois os sintomas não são específicos e podem ser confundidos com outras patologias. O sorovar de leptospira mais frequente em suínos é o sorovar Pomona. A infecção pelo agente causa importante prejuízo em rebanhos de reprodução e ocorre em suínos de todas as partes do mundo. No entanto, o impacto econômico da doença está restrito a criações industriais. Em fêmeas gestantes ocorrem perdas fetais principalmente no terço final da gestação, havendo abortos, fetos mumificados, natimortos infectados, que morrem pouco após nascidos. Fetos abortados apresentam edema generalizado, hemorragias cutâneas e lesões hepáticas. Os portadores podem eliminar o agente através da urina. O isolamento e identificação das leptospiras autóctones isoladas e de grande importância, com vias no controle da doença através da produção de vacinas. O desenvolvimento de novas técnicas moleculares permitiu grandes avanços na detecção e caracterização taxonômica dos microrganismos. Material e métodos: Foram isoladas leptospiras dos rins de sete suínos abatidos em abatedouro localizado no Estado de Sao Paulo, no ano de (1) 1987, (1) 2002 e (5) 2004 e dois natimortos provenientes de uma propriedade com animais com surto de abortamento, tambem em 2004. Foram feitas diluições seriadas na razão dois (três diluições) em meio semi-sólido de EMJH e as leituras foram semanais, durantes seis semanas. Foram utilizadas as técnicas de eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE) e através da técnica do número de variável de repetições em sequência, ou em tandem (VNTR) com 8 marcadores de discriminação (VNTR4, VNTR7, VNTR9, VNTR10, VNTR11, VNTR19, VNTR23 and VNTR31). Discussão: No resultado da PFGE foi possível identificar um único pulsotipo para todos os isolados clínicos e para as duas estirpes de referencia, caracterizadas como Leptospira interrogans Pomona sovar Pomona e Leptospira interrogans Kennewicki sorovar Pomona, estando tal resultado em concordância com o perfil gerado no VNTR, o mesmo encontrado na Argentina e designado por Leptospira interrogans Pomona sorovar Pomona genotipo A. Conclusão: O resultado descrito evidencia a concordância das técnicas moleculares na caracterização do agente e ressalta sua importância na identificação das mesmas. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)