27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2216-1


Poster (Painel)
2216-1CARACTERIZAÇÃO DE ESTIRPES DE LEPTOSPIRA SANTAROSAI SOROVAR BANANAL ISOLADA DE CAPIVARAS (HYDROCHAERIS HYDROCHAERIS) ATRAVÉS DA ELETROFORESE EM GEL DE CAMPO PULSADO (PFGE)
Autores:Miraglia, F. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Marvulo, M.F.V. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; de Paula, C.D. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Ferreira Neto, J.S. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Ferreira, F. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Dellagostin (UFPEL - Centro de Desenvolvimento Tecnológico - Biotecnologia) ; Morais, Z.M. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Hartskeerl, R.A. (KIT - WHO/FAO/OIE and National Leptospirosis Reference Centre) ; Souza, G.O. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Vasconcellos, S.A. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP) ; Moreno, A.M. (FMVZ/USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP)

Resumo

Introdução: Leptospirose é uma zoonose de distribuição mundial que acomete uma ampla variedade de animais domésticos e selvagens. O envolvimento dos roedores silvestres na transmissão da doença é ainda pouco compreendido. As capivaras, Hydrochoerus hydrochaeris são roedores com crescente importância como fonte alternativa comercial de carne para o consumo humano e também podem servir como reservatórios eficientes para Leptospira, porque vivem em áreas com água em abundância, um importante fator ambiental para a transmissão da doença e ainda podem se manter em estreito contato com suínos, equinos e bovinos, servindo como reservatórios para o agente. Material e métodos: Foram isoladas leptospiras dos rins de sete capivaras abatidas em abatedouro localizado no Estado de São Paulo, no ano de 2001. Foram feitas diluições seriadas na razão dez (três diluições) em meio semi-sólido de EMJH e as leituras foram semanais, durante seis semanas. As estirpes foram sorotipadas por anticorpos monoclonais e policlonais e caracterizadas pela técnica de eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE). Discussão: Através da identificação por anticorpos monoclonais e policlonais as sete estirpes foram identificadas como L. santarosai Gryppotyphosa sorovar Bananal. Considerando o resultado da PFGE foi possível identificar dois pulsotipos. Considerando diferentes pulsotipos quando havia quatro ou mais bandas distintas. O pulsotipo 1 reuniu cinco estirpes e o pulsotipo 2, duas estirpes. Os resultados da tipagem molecular, apesar da discriminação de dois pulsotipos, foram concordantes com os obtidos a partir da identificação sorológica, todas sendo L. santarosai Gryppotyphosa sorovar Bananal, sendo que este sorovar está sendo descrito pela primeira vez no Brasil. Conclusão: O resultado aqui descrito evidencia a importância de roedores silvestres e sinantrópicos como reservatórios em potencial de sorovares patogênicos, ampliando assim o risco de transmissão dos mesmos para os contactantes e para o homem. FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)