27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2212-1


Poster (Painel)
2212-1DIVERSIDADE DAS COMUNIDADES BACTERIANAS EM SOLOS RIZOSFÉRICOS DE Glycine max (L.) Merrill. DE TERRA PRETA DA AMAZÔNIA
Autores:SOUZA, R.C. (INPA - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA) ; CANNAVAN, F.S. (CENA - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA) ; Mendes, LL.W. (CENA - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA) ; Hanada,R.E. (INPA - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA) ; Tsai, S.M. (CENA - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA)

Resumo

Atualmente há um grande interesse em conhecer a diversidade das comunidades bacterianas da rizosfera, devido ao seu papel chave nesse ambiente em associação com as plantas hospedeiras. Esta associação é comum entre os grupos das leguminosas, que apresentam relevantes benefícios ecológicos para os solos. Esse estudo teve como objetivo avaliar a diversidade das comunidades bacterianas presentes em solos de rizosfera de soja cultivada em Terra Preta da Amazônia (TPA) coletadas de áreas de floresta e pastagem no sítio Hatahara, Iranduba-Manaus, AM. Para este propósito, foi realizado um experimento em casa de vegetação utilizando cultivo de soja [Glycine max (L.) Merrill]. Após extração, amostras de DNA dos solos rizosféricos e não rizosféricos foram preparadas em triplicata e submetidas ao sequenciamento metagenômico usando MiSeq-Illumina. Os resultados apresentaram aproximadamente 12 milhões de sequências, sendo 33-42% anotadas no banco de dados do MG-RAST. As sequências foram classificadas para Bacteria (95%), Eukarya (3%) e Archaea (2%). Os resultados da análise de componentes principais (PCA), com base nas sequências das comunidades de Bacteria, indicaram dois agrupamentos distintos entre os ambientes – floresta e pastagem. As comunidades bacterianas presentes em solos de floresta apresentaram maior diversidade quando comparados com solos de pastagem. Os filos bacterianos mais abundantes nas amostras estudadas foram: Proteobacteria (44%), Actinobacteria (22%), Firmicutes (6%) e Acidobacteria (45%). Com relação aos aspectos funcionais, os solos rizosféricos de pastagem apresentaram abundância de genes relacionados ao ciclo dos nutrientes, como o fósforo, potássio e nitrogênio. Dados quantitativos do número de cópias do gene 16S rRNA de Bacteria (qPCR) são apresentados para complementação dos resultados obtidos com o sequenciamento metagenômico.