27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2211-1


Poster (Painel)
2211-1Bioadição de fungos termotolerantes como aceleradores do processo de compostagem de resíduo urbano em escala laboratorial
Autores:FETTI, G. L. R. (IBILCE/UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; EGEA, T. C. (IBILCE/UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; DA SILVA, R. (IBILCE/UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; GOMES, E. (IBILCE/UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

O processo de compostagem compreende a degradação controlada da matéria orgânica do resíduo urbano visando como produto final o adubo orgânico. A decomposição do lixo orgânico pode levar de 90 a 120 dias, acarretando em um processo de alto custo pela necessidade de manutenção da matéria em local controlado. A decomposição da parte orgânica do resíduo urbano é realizada por fungos e bactérias ao longo das diferentes etapas do processo. A bioadição surge como alternativa viável para minimizar o tempo de degradação da matéria orgânica pelo aumento da quantidade de microrganismos que irão atuar diretamente sobre o resíduo. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a eficiencia do inóculo fúngico na aceleração da decomposição da matéria orgânica de resíduos urbanos em compostagem em escala laboratorial. Para o experimento, utilizou-se erlenmeyers de 1L onde foram adicionados 120g de resíduo orgânico e 360µL de uma mistura contendo esporos de 10 cepas de fungos termofílicos e termotolerantes, isolados do processo de compostagem. Os erlenmeyers foram incubados por 30 dias a 45±2ºC, aerados a cada sete dias e umedecidos quando necessário. Para o controle dos parâmetros da compostagem foram analisados pH, matéria orgânica total, C total, N total, e foi realizado teste de germinação em placa, afim de determinar a eficiência no processo por meio da adição do inóculo. Os testes realizados, apresentaram na primeira etapa de compostagem, uma taxa menor de germinação das sementes para a amostra tratamento (T) em relação ao controle (0,51:0,75 – C:T). Entretanto, com o decorrer do processo, pode-se observar melhorias quanto ao índice de germinação para as sementes em T quando comparadas com o controle (0,58:1,11), (0,26:1,50) e (1,43:1,31). Para os parâmetros químicos analisados, podemos observar uma estabilidade no pH ao longo de todo o processo, variando próximo a 8,0. Ao analisar a quantidade de matéria orgânica (MO) das amostras pode-se constatar que ao final do processo o tratamento apresentava menor quantidade de MO (0,72g) do que aquela presente no controle (1,20g), demonstrando que o inóculo fúngico pode ter atuado de forma positiva na degradação da mesma. A relação C/N foi avaliada ao longo do processo e os resultados demonstraram que esta sofreu redução de 50%, assim como o esperado e descrito por diversos autores.