27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2205-1


Poster (Painel)
2205-1CARACTERIZAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL E DE BRÂNQUIAS DA ESPÉCIE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUN)CRIADOS EM CATIVEIRO NO ESTADO DA BAHIA
Autores:Oliveira, I.E.S. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; CERQUEIRA,R.B. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; SANTOS,V,S,E (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; CARVALHO,B,R,F. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; AZEVEDO,S,O,D. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA)

Resumo

Na região Amazônica a espécie de Tambaqui (Colossoma macroponum) é encontrada com maior disponibilidade de juvenis e a sua criação está sendo bastante apreciada devida á alta qualidade da sua carne fomentando assim pesquisa e investimentos na área. O objetivo da pesquisa foi realizar análise microbiológica da microbiota de vísceras de Tambaqui. No presente trabalho foram utilizados 45 peixes da espécie de Colossoma macroponum, fornecidos pela empresa Bahia Pesca para a realização de necropsia seguida de colheita de fragmentos de brânquias e intestino. O procedimento foi feito em dois dias consecutivos com intervalo de 12h, sendo em seguida as amostras encaminhadas para o Laboratório de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia para realização das análises. Foi realizada a coloração de Gram para caracterização da microbiota. A coloração das bactérias exemplares de intestino no período diurno demonstrou que dentre as colônias bacterianas havia percentual de cocos Gram-positivos 6,25% , cocos Gram- negativos 35,42% , bacilos Gram positivos e bacilos Gram negativos 29,17%, no período noturno o intestino das espécies de Tambaqui apresentaram 23,7% de bacilos Gram positivo, 21,1% de bacilos Gram negativo, 23,7% de cocos Gram positivo e 31,6% de cocos Gram negativo. A microbiota bacteriana intestinal de organismos aquáticos é constituída predominantemente por bactérias gram-negativas e pode variar de acordo com o ambiente, escassez de algum nutriente ou pelo uso de bactérias probióticas. A coloração de Gram das bactérias oriundas de brânquias do período diurno foi de bacilos Gram positiva 23,1%, bacilos Gram negativo 33,3%, cocos Gram positivo 17,9% e cocos Gram negativo 25,6% e no período noturno foi 20,6% de bacilos Gram positivo e 26,5% de bacilos Gram negativo como de cocos Gram positivo e negativo. Após caracterização morfológica, foi realizado o teste da catalase em micro-organismos cocos Gram positivos para analisar a presença de bactérias catalases negativas. De 10 amostras do período diurno, uma foi catalase negativa e 9 catalase positiva. De 18 amostras do período noturno uma foi catalase negativa e 17 catalase positiva. Tanto no período diurno como noturno o intestino foi o que apresentou uma maior porcentagem de micro-organismos sendo cocos Gram negativo.