27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2204-1


Poster (Painel)
2204-1Produção de biocompostos com atividade antimicrobiana por Streptomyces sp. DPUA 1573 frente a isolados multirresistentes de mastite caprina
Autores:Clementino, E.L. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, J.M. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Mota, R.A. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Porto, A.L.F. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Porto, C.S. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

O leite é um excelente alimento funcional e consiste de uma combinação rica em proteínas, gorduras e minerais importantes para a saúde. Porém alguns fatores podem alterar tal combinação. Dentre eles estão a dieta, o estágio de lactação, o manejo da ordenha e a sanidade. A caprinocultura apresenta grandes problemas sanitários, como a mastite, um processo infeccioso envolvendo micro-organismos, geralmente de origem bacteriana, que ocasiona a redução da produção leiteira. Entre esses micro-organismos estão as bactérias do gênero Staphylococcus, considerado o principal agente etiológico da mastite, sendo classificadas como multirresistentes, pois cerca de 95% dos antibióticos são ineficazes. As actinobactérias têm se apresentado como uma alternativa auspiciosa para o desenvolvimento de novos fármacos, dentro desse grupo, o gênero Streptomyces destaca-se, pois dos antibióticos sintetizados por esse gênero, 70% são comercializados. Por isso, esse trabalho visa a produção de novos compostos com atividade antimicrobiana por Streptomyces sp. DPUA 1573 eficazes contra isolados multirresistentes de mastite caprina. A cepa DPUA 1573 foi crescida em ISP-2 modificado pela retirada da glicose sob agitação de 200rpm a 28ºC por 48h, em sequência foi inoculada no meio de produção MS2 (2% de farinha de soja e 0% de glicose) na concentração de 108 UFC/ml, após 72h, as amostras foram centrifugadas (12.000 rpm por10 minutos). Os isolados de mastite (n=14), foram reativados durante 24h em TSB (caldo triptona de soja), em estufa a 37ºC. A atividade antimicrobiana foi realizada em placas de 96 poços, contendo 50µl do líquido metabólico, adicionado a 5µl da bactéria teste juntamente com 45µl do meio Mueller Hinton líquido, em cada poço (Clinical and Laboratory Standards Institute-CLSI), após a inoculação, as placas foram incubadas em estufa a 37ºC por 24h. A análise da viabilidade celular foi com leitura em Leitor de microplaca a 600nm e pela técnica colorimétrica, utilizando Rezasurin como reagente. Foi possível constatar que a espécie de Streptomyces avaliada foi capaz de produzir compostos com atividade antimicrobiana contra os isolados multirresistentes de mastite caprina com eficácia de 70% , com 72h de fermentação. Verificou-se também a produção associada de ácido clavulânico na concentração de 73,89 mg/L, logo a atividade verificada frente aos isolados pode ter sido devido à produção associada de compostos com atividade antimicrobiana e inibidor de beta-lactamase (ácido clavulânico). Em conformidade com os resultados apresentados, percebemos que o Streptomyces sp DPUA 1573 demonstra-se bastante promissor na produção de biomoléculas de interesse biotecnológico, no que se refere a produção de antibióticos.