27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2197-1


Poster (Painel)
2197-1Seleção de leveduras amilolíticas para produção industrial de etanol a partir de mandioca, milho e arroz (amiláceos)
Autores:Mendonça, B. S. (IFSP - Instituto Federal de São Paulo) ; deSousa, S. R. (IFSP - Instituto Federal de São Paulo)

Resumo

Muitos anos de pesquisa aliados, ao interesse dos produtores de açúcar do nosso pais, bem como a demanda mundial crescente por fontes de energia alternativas, tomaram a produção do etanol de cana-de-açúcar uma realidade irreversível do ponto de vista econômico. No entanto, a produção de etanol a partir de grãos pelos Estados Unidos da América, tem atingido produtividades e volumes de etanol da ordem dos obtidos pelas destilarias brasileiras. Por outro lado, a produção de etanol a partir de materiais amiláceos é quase inexistente em nosso país, pois vem sendo praticada por umas poucas destilarias (exemplo de duas destilarias sendo uma na cidade de Matão, SP, com uma de produção de 10 mil litros/dia e uma outra unidade em São Pedro do Turvo, SP, com uma capacidade de produção de 30 mil litros/dia). Acreditamos que a utilização dos amiláceos está se tomando uma alternativa economicamente relevante frente á diminuição das reservas mundiais de petróleo. Certamente, os amiláceos permitirão um melhor aproveitamento das diversas regiões do país a favor da produção de um maior volume de bio-etanol. Por outro lado, a produção de enzimas amilolíticas (destinadas á degradação inicial do amido para que este possa ser convertido em etanol), assim como a produção de fermentos estão sendo, unicamente, exploradas por empresas estrangeiras. O aumento da geração de etanol poderá tomar a produção destes insumos (enzimas e fermentos) atrativos para o investidor brasileiro desde que haja tecnologia disponível. Além do impacto social enorme sobre os pequenos e médios produtores. Por outro lado, a parceria da Universidade com o setor industrial, permitirá a formação de recursos humanos especializados no beneficiamento e produção de etanol a partir de cereais. Este etanol é extremamente importante para a indústria de bebidas, cosméticos e farmacêuticos. A seleção e desenvolvimento de cepas de leveduras (clonagem) capazes de produzirem enzimas para a fermentação parcial ou completa do amido ou dextrinas visando economia de enzimas; - fermentação do produto da sacarificação completa por leveduras não amiloliticas mais resistentes ao etanol, temperatura e acidez. Em testes já realizados, cepas de leveduras cresceram em meio contendo amido como unica fonte de carbono.