27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2187-2


Poster (Painel)
2187-2Correlação entre os fatores de risco: Peso e idade dos frangos ao abate, distância da granja ao abatedouro e tempo de jejum, e a ocorrência de Salmonella spp. em frangos de corte no monitoramento pré-abate por suabe de cloaca.
Autores:Machado.S.C.A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Nascimento, E.R. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Pereira, V.L.A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Giombelli, A. (SEARA - Seara Alimentos)

Resumo

A Salmonella spp. é reconhecida como o perigo de maior relevância para a produção de carne de frangos, tendo importância e implicações sanitárias e de inocuidade, assim como forte impacto econômico. Para cada etapa da produção e processamento são estabelecidos procedimentos e parâmetros de processo, assim como aplicadas ferramentas de prevenção e controle específicas sob os fatores de risco que possam vir a comprometer o produto final. Os fatores de risco avaliados neste trabalho foram peso médio do lote, distancia do aviário para o abatedouro, idade do lote e tempo de jejum. Neste trabalho foram avaliados dez lotes de frangos de corte criados em sistema de integração e que foram submetidos a um programa de prevenção e controle na cadeia produtiva. Foram selecionados de cinco lotes positivos e cinco lotes negativos no resultado de análise de propé dos aviários entre duas a três semanas antes do abate, conforme preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Para cada lote avaliado foram coletados 10 suabes de cloaca na plataforma de recepção imediatamente antes da pendura, sendo cada suabe oriundo de um pool de cinco aves. Os lotes avaliados foram abatidos entre outubro de 2012 a março de 2013 em um abatedouro frigorífico habilitado para exportação, localizado na região centro-oeste do Brasil. As amostras foram analisadas qualitativamente pela técnica de Reação em Cadeia Polimerase (PCR) BAX System ©, sendo os resultados positivos confirmados utilizando-se o método ISO 6579-2. O peso das aves e a distância da granja ao abatedouro não apresentaram correlação significativa com a positividade para Salmonella spp. Dentre os fatores de risco avaliados a melhor combinação encontrada pela análise de regressão passo-a-passo progressiva foi o tempo de jejum (R2 = 24,11%), sendo a positividade para Salmonella spp. maior quanto maior o tempo de jejum aplicado aos frangos antes do abate. Quando avaliados a idade ao abate e o tempo de jejum em conjunto, estes fatores predisseram a positividade pela seguinte equação de regressão: Y = 19, 9534 + 0,3356X1 - 0,4285X2, significando que quanto maior a idade ao abate, menor a positividade para Salmonella spp. e confirmando a relação já estudada para o tempo de jejum.