27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2187-1


Poster (Painel)
2187-1Influência da positividade de Salmonella spp. no pré-abate de lotes de frangos de corte sobre a freqüência de sua detecção no abatedouro em suabes de cloaca na plataforma de recepção, nas carcaças na saída do chiller e no peito de frango congelado.
Autores:Machado, S.C.A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Nascimento, E.R. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Pereira, V.L.A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Giombelli, A. (SEARA - Seara Alimentos)

Resumo

A Salmonella é reconhecida como o perigo de maior relevância para a produção de carne de frangos.Neste trabalho, foi avaliada a influência do monitoramento pré-abate de Salmonella em frangos de corte sobre os resultados nos subseqüentes pontos de controle ao logo da cadeia produtiva: plataforma de recepção, carcaças após o pré-resfriamento e contaminação dos peitos congelados por 30 dias. Foram avaliados dez lotes de frangos de corte criados em sistema de integração, sendo cinco lotes positivos e cinco negativos conforme resultado no pré-abate. Esses lotes foram abatidos entre outubro de 2012 e março de 2013 em um matadouro habilitado para exportação e com média de prevalência de Salmonella spp. em carcaças após o resfriamento de 11,37% no Programa de Redução de Patógenos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os espécimes para cultivo por lote foram: 10 suabes de cloaca de um pool de cinco aves, 25 g de fragmentos de músculo e pele de 25 carcaças após o resfriamento e 25 g de 30 peitos de frango congelados. A técnica analítica utilizada foi a PCR BAX System©, sendo os resultados positivos confirmados pelo método ISO 6579-2. Para quantificação, a técnica utilizada foi a ISO 6579-2 parte 2 para enumeração de Salmonella spp. por NMP miniaturizado. Nos lotes positivos para Salmonella no pré-abate, as freqüências de detecção foram 42% (21/50) em suabe de cloaca, 39,2% (49/125) em carcaças e 3,3% (5/150) em peitos. Nos lotes negativos no pré-abate, as freqüências foram, respectivamente, 40,0% (20/50), 19,2% (24/125) e 4,6% (7/150). Pelo teste binomial, não houve diferença significativa entre os lotes positivos e negativos no pré-abate e os achados em suabe de cloaca e peito congelado. Em carcaças resfriadas a freqüência de isolamento foi significativamente maior em lotes positivos no pré-abate. Somente 4% dos peitos congelados apresentaram positividade, sendo possível enumerar somente 1,3% (4/300), com variação entre 6,1 a 220 Salmonella/g em amostras oriundas de um lote com status negativo no pré-abate.O status dos lotes no monitoramento pré-abate foi importante para se avaliar a redução do risco de contaminação de Salmonella. nas carcaças.O pré-resfriamento e o congelamento implicaram em significativa redução da freqüência de isolamento e nível de contaminação do peito congelado, entretanto não houve eliminação do patógeno.