27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2184-1


Poster (Painel)
2184-1Adição de resíduos da indústria pirotécnica em meio de cultivos para fungos filamentosos produtores de holocelulases
Autores:Pinto, A.P.R (UNIFOR-MG - Centro Universitário de Formiga) ; Silva, C.M. (UNIFOR-MG - Centro Universitário de Formiga) ; Teixeira, J.L. (IFTM - Instituto Federal do Triangulo Mineiro) ; Faria, L.V (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Silva, N.S (UNIFOR-MG - Centro Universitário de Formiga) ; Pereira, M.C. (UNIFOR-MG - Centro Universitário de Formiga) ; Siqueira, F.G. (EMBRAPA - EMBRAPA AGROENERGIA - BRASILIA) ; Gaspar Júnior, P.J. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Marangoni, S. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

A busca por enzimas fúngicas utilizáveis em processos biotecnológicos torna-se fundamental para o aproveitamento de resíduos agroindustriais. Diante disso, este estudo analisou a adição individual de resíduos da indústria pirotécnica que apresentam íons de Sr2+, Ca2+, K+, Ba2+, Mg2+/Al3+, Cu2+, Cr6+ e da molécula de Na2C2O4 no meio de cultura para produção de holocelulases. Os fungos foram cultivados por 7 dias em meio suplementar com glicose a 1% e nas concentrações (0,01%; 0,1% e 1%) de Carbonato de Estrôncio, Nitrato de Cálcio, Perclorato de Potássio, Nitrato de Bário, liga de Magnésio e Alumínio, Óxido Cúprico, Dicromato de Potássio e Oxalato de Sódio provenientes dos resíduos da indústria pirotécnica. Após este período, realizou-se a filtração com papel de filtro comum. O P. simplicissimum apresentou resultados com maior significância quando cultivado em meios (1%) com Sr2+, Ba2+ e Mg2+/Al3+ enquanto que o P. corylophilum obteve com Ca2+, Ba2+ Mg2+/Al3+ e Na2C2O4 também a 1%. Diante destes melhores resultados, esses compostos foram adicionados novamente em meio suplementar com duas fontes de carbono, utilizadas individualmente na concentração de 1% sob agitação de 120 rpm. As amostras foram retiradas em 48 e 96 horas. Foram utilizadas como fonte de carbono a torta de mamona (resíduo lignocelulósico do óleo da mamona) e a celulose microcristalina (CM) como controle. Os sobrenadantes foram utilizados como fontes para os testes de atividade enzimática de FPase, β glicosidase, pectinase, xilanase, endo e exoglucanase. Os ensaios enzimáticos foram feitos pelo método do DNS (ácido dinitrosalicílico) e os resultados expressos em UI/mL. No P. simplicissimum, a atividade de β-glicosidase foi influenciada positivamente pela adição de Mg2+/Al3+ (0,37) e Sr2+ (0,18) principalmente na torta de mamona (TM). O acréscimo de Ba2+ (0,15 e 0,16) e Mg2+/Al3+ (0,08 e 0,11) também aumentou a atividade de endoglucanase tanto em TM como em CM, respectivamente, e apenas o íon Ba2+ foi importante para a exoglucanase (0,08) em TM. No P. corylophilum, o incremento de Na2C2O4 (0,35 e 0,2) e Mg2+/Al3+ (0,31 e 0,03) em TM e CM respectivamente e de Ba2+ (0,14) em TM proporcionou um aumento considerável da atividade de β-glicosidase. Na xilanase, apenas o Na2C2O4 (0,58 e 0,63) foi importante para o aumento dessa atividade enzimática tanto em TM como em CM. Na endoglucanase, o íon Ca2+ e o Na2C2O4 provocaram o mesmo aumento dessa atividade (0,11), sendo efetivos apenas em TM.