27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2183-1


Poster (Painel)
2183-1Diversidade genética de Escherichia coli isolada de ostras Crassostrea gasar procedente da comunidade de Nova Olinda, município de Augusto Corrêa-Pará
Autores:Rodrigues, M.C.B. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, E.P. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Bouth, R.C. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ferreira, W.A.S. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Harada, M.L. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ribeiro, K.T.S. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Introdução e Objetivos: As ostras são organismos filtradores, capazes de ingerir partículas em suspensão, que podem conter elevadas concentrações de micro-organismos patogênicos. O hábito de ingerir esse alimento in natura, sem nenhum tratamento prévio, pode causar toxinfecções alimentares em humanos. Dentre os principais micro-organismos, encontra-se a Escherichia coli principal agente etiológico de infecções entéricas causadas pela água e alimentos contaminados. A importância da genotípica deste indicador sanitário está relacionada com a possibilidade de serem isoladas linhagens enteropatogênicas que são importante agentes de intoxicação alimentar e causa de diarreia. Destaca-se que são reconhecidos na literatura vários grupos patogênicos como E.coli enteropatogênica (EPEC), E.coli enterotoxigênica (ETEC), E.coli produtora da toxina de Shiga (STEC), E.coli enteroinvasora (EIEC), E.coli enteroagregativa (EAEC) e E.coli difusamente aderente (DAEC). Dessa forma o presente estudo teve como objetivo detectar a presença de E. coli diareiogênica isoladas de ostras da espécie Crassostrea gasar procedentes do município de Augusto Corrêa-PA.Metodologia: Um total de 50 isolados de E. coli foram submetidos a caracterização genotípica pela técnica da reação em cadeia da polimerase multiplex, onde é possível detectar de uma única vez genes envolvidos com a patogenicidade de diversos isolados bacterianos, permitindo simples identificação.Resultados: Na pesquisa de genes associados aos fatores de virulência, das 50 cepas de E. coli foi possível observar a presença do gene Vtcom (Shiga toxina), e ST (toxina termoestável) caracterizando as cepas em E. coli STEC e ETEC respectivamente. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram a necessidade de medidas que enquadre a atividade de cultivo e venda de ostras dentro dos padrões de higiene e segurança alimentar. A presença dos genes Vtcom e ST em isolados de E. coli provenientes de ostras produzidas para comercialização e consumo humano, mostram que a prática do consumo in natura oferece risco à saúde dos consumidores.