27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2168-2


Poster (Painel)
2168-2EFEITOS DOS ESTÁGIOS SUCESSIONAIS SOBRE A RIQUEZA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM FRAGMENTOS DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NO NORTE DE MINAS GERAIS.
Autores:Simões,F.L (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos,E.M (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Queiroz,P.S (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Pereira,J.S (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Ruas,F.A.D (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Fonseca,F.R (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valério,H.M (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

O termo micorriza refere-se associação mutualística entre espécies de fungos e raízes de plantas. As micorrizas são consideradas importante componente na recuperação e restabelecimento da vegetação em áreas frágeis ou degradadas, bem como na manutenção da biodiversidade de plantas e das funções dos ecossistemas. O conhecimento da diversidade e dinâmica dos fungos micorrizicos arbusculares (FMA) em áreas impactadas pela ação humana são importantes para seu manejo e como indicador de sua qualidade. O Parque Estadual Lagoa do Cajueiro (PELC), na região de transição da caatinga e cerrado, no Norte do Estado de Minas Gerais, pertence à formação original do conjunto Mata Seca, do domínio da Floresta Estacional Decidual (FED), e um dos poucos remanescentes florestais existentes em MG. O objetivo então deste trabalho foi promover um estudo da diversidade de fungos micorrízicos arbusculares no PELC, através da identificação de fungos micorrízicos arbusculares e avaliação do efeito dos estágios sucessionais na diversidade. O levantamento populacional de micorrizas foi conduzido no município de Jaíba, na região Norte do Estado de Minas Gerais, em 9 parcelas demarcadas no PELC em três estágios sucessionais (inicial, intermediário e tardio). Posteriormente às coletas de solo, as amostras passaram pelos processos de centrifugação, extração e quantificação de esporos. E conforme características de tamanho, cor e forma, os esporos foram colocados em lâminas com álcool polivinílico em lactoglicerol (PVLG) sob uma lamínula. A classificação em nível de espécie foi feita através da observação das características morfológicas externas do esporo e de sua formação. Foi identificado um número total de 5 gêneros nesse estudo e uma riqueza de 27 espécies: Acaulospora (6 espécies), Gigaspora (3 espécies), Glomus (16 espécies), Pacispora (1 espécies) e Scutellospora (1 espécies), sendo a Scutellospora fulgida em maior frequencia no estágio tardio. A Pacispora boliviana teve predominância no estágio inicial e a Scutellospora heterogama somente no estágio intermediário. Conclui-se que as espécies apresentaram diferentes freqüências relativas ao longo do processo de sucessão, sendo que as espécies que demonstraram ser dominantes foram Glomus glomerulatum, Glomus geosporum, Glomus aurantium, Acaulosophora morrowiae e Gigaspora gigantea.