27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2165-1


Poster (Painel)
2165-1COMPOSTOS ACRIDÍNICOS FRENTE AS BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS, Escherichia coli (ATCC 25922) E Helicobacter pylori ATCC 43504
Autores:Araújo, G.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Macedo, E.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Carvalho, M.S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Fernandes, J.V. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Andrade, V.S. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Além da descoberta de moléculas bioativas, a química medicinal também incorpora o estudo das relações entre o metabolismo, estrutura química e atividade. Dentre o arsenal de moléculas existentes, destacam-se as acridinas, moléculas policíclicas aromáticas planares que possuem a capacidade de intercalar no DNA nuclear. Vários dos compostos dessa classe apresentam propriedades antibacterianas, antiparasitárias e antitumorais. Considerando informações reportadas na literatura, neste trabalho, 06 amostras derivadas de compostos acridínicos foram avaliadas para a atividade antibacteriana frente as cepas Gram negativas, Escherichia coli ATCC 25922 e Helicobacter pylori ATCC 43504. A ação inibitória desses compostos foi avaliada pela técnica de microdiluição em caldo, seguindo as orientações do CLSI (2013), para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a solução de CTT (cloreto de 2, 3, 5-trifenil-tetrazólio) a 0,5% utilizada como indicador de atividade bacteriana. Como controle negativo foi empregada a solução aquosa de DMSO 5% e tween 80 a 5% e como controle positivo, a gentamicina e claritromicina, respectivamente, para E. coli e H. pylori. Para avaliação da ação bactericida foi realizado semeio do conteúdo proveniente dos poços da microdiluição, que mostraram inibição do crescimento, na superfície de ágar BHI, para E. coli, e TSA acrescido de sangue de carneiro estéril, para H. pylori. A concentração inibitória mínima foi determinada como 1 mg/mL para dois dos compostos, codificados como M2 e M5, frente a E. coli, já no caso da H. pylori não houve inibição, na concentração avaliada. Quanto à análise de ação bactericida ficou demonstrado que, para a CIM identificada, os dois compostos acridínicos não atuaram como bactericidas, entretanto, houve evidências de ação bacteriostática. Trabalhos que abordam o grande grupo dos compostos acridínicos como antimicrobianos constataram CIM similares ou inferiores ao relatado neste estudo, chegando a constar CIM relativamente baixa, a cerca de 50μg/mL. Concentrações inibitórias elevadas podem implicar em efeitos citotóxicos, inviabilizando o uso dessas moléculas como antibacterianos. Contudo, investigações estruturais quimicamente viáveis, a cerca das moléculas aqui testadas, podem ser promissoras aumentando as chances de se tornarem antimicrobianos.