27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2162-1


Poster (Painel)
2162-1Staphylococcus aureus, S. epidermidis e S. haemolyticus: multirresistência antimicrobiana e clonalidade de amostras isoladas de sítios de colonização de neonatos de uma unidade de cuidados intensivos na cidade do Rio de Janeiro
Autores:Seixas, M.A.L (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ferreira, D.C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, C.O (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Brites, A.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cavalcante, F.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Rodrigues, B.G () ; Salgueiro, V.C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cotrim, D. (HMLJ-MLD - Hospital municipal Loureço Jorge, Maternidade Leila Diniz) ; Nouer, S.A. (HUCFF - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho) ; Santos, K.R.N. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Introdução: Os neonatos prematuros são pacientes sujeitos a aquisição de infecções relacionadas a assistência à saúde devido a sua baixa imunidade. O envolvimento dos Staphylococcus spp. está principalmente relacionado à sua capacidade de aderir e proliferar na superfície de dispositivos médicos, amplamente utilizados em unidades de cuidados intensivos. Infecções por amostras resistentes à meticilina são frequentes nestes pacientes e a colonização nasal tem sido reconhecida como um importante fator de risco para o desenvolvimento de infecções. Objetivo: Caracterizar fenotípica e genotipicamente amostras de Staphylococcus ssp isoladas de sítios de colonização de neonatos quanto a ocorrência de espécies, susceptibilidade antimicrobiana e diversidade clonal. Metodologia: neste estudo seccional foram coletados “swabs” de 175 neonatos (159 - narina anterior; 16-periumbilical). Após cultivo em agar manitol salgado a espécie de Staphylococcus spp foi identificada fenotipicamente. A resistência à meticilina foi determinada utilizando-se os discos de oxacilina (1µg) e cefoxitina (30µg) no teste de disco difusão (TDD). A identificação molecular da espécie e do gene mecA foi realizada por PCR multiplex, utilizando-se os primers: SA1, SA2 (S. aureus), SH1, SH2 (S. haemolyticus) SepF, SepR (S. epidermidis) e MRS1, MRS2 (gene mecA). A técnica de PFGE foi realizada para 58 amostras da espécie prevalente S. epidermidis. Resultados: Entre os 175 pacientes 100 (57%) apresentaram amostras de Staphylococcus, tendo 32 apresentado pelo menos duas espécies. Em 137 amostras obtidas 47% eram S. epidermidis, 23% S. haemolyticus, 15% S. aureus e 15% foram Staphylococcus coagulase-negativos. A resistência a meticilina foi detectada em 71% das amostras. Para os S. haemolyticus 90% possuiam o gene mecA, e entre os S. epidermidis 86% apresentaram este gene. Quanto ao TDD para oxacilina e cefoxitina a sensibilidade foi de 96% e 95% e a especificidade de 80% e 87% em comparação a PCR, respectivamente. Foram observados 17 genótipos em 58 amostras de S. epidermidis analisadas, com predomínio de um genótipo representado por 13 amostras. Conclusões: Os dados obtidos mostram a prevalência (85%) de três espécies de Staphylococcus colonizando neonatos em uma UTI, associado à uma alta taxa de resistência antimicrobiana e a presença de um genótipo predominante de S. epidermidis que se manteve presente durante o período de estudo.