27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2155-1


Poster (Painel)
2155-1ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO DE CEPA DE FUNGO FILAMENTOSO DO GÊNERO Penicillium PARA PRODUÇÃO DE CELULASES POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA
Autores:Regis, D.V.V (UFRJ - EQ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química) ; Cardozo, B.C (UFRJ - EQ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química) ; Frasés, S (IBCCF - UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoINMETRO - Inst. Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Ind.) ; Souza, W (IBCCF - UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoINMETRO - Inst. Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Ind.) ; Gutarra, M.L.E (UFRJ - EQ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de QuímicaINMETRO - Inst. Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Ind.)

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de produção de etanol de segunda geração, obtido de biomassa lignocelulósica, encontrada em resíduos do bagaço de cana de açúcar, se tornará uma tecnologia economicamente viável uma vez que preparados enzimáticos na forma livre ou imobilizados em suportes ou na própria célula apresentem custo reduzido e alta eficiência e conversão em açúcares fermentescíveis. Desta forma, este projeto visa o emprego de cepas de fungos filamentosos do gênero Penicillium isolada do trato gastrointestinal do caramujo na produção de celulases por fermentação submersa (FS) empregando bagaço de cana e o estudo das melhores condições de cultivo para produção das celulases. MATERIAS E MÉTODOS: O processo de fermentação submersa foi realizado em um meio de cultivo adaptado de Mandels e Weber (1969). Os testes foram realizados com três concentrações diferentes de inóculo: 2x104, 2x105 e 2x106 esporos/ml, em erlenmeyers com 200mL de meio de cultivo e incubadas a 170rpm e 30 graus celsius. A análise da atividade celulolítica foi realizada a 30 graus celsius e pH 5,0 empregando carboximetilcelulose como substrato. Após a paralização da reação a concentração de glicose foi quantificada utilizando um Kit enzimático de quantificação de glicose e as amostras lidas em espectrofotômetro a 505nm. Uma unidade de atividade enzimática foi definida como a quantidade de enzima necessária para produzir 1 µmol de glicose por minuto nas condições de ensaio. RESULTADO E DISCUSSÃO: Observou-se uma maior produção de celulase com a concentração de 2x106 esporos/mL em 144hrs com atividade de 61U/L. CONCLUSÃO: O aumento na concentração de inoculo promoveu um aumento de 2 vezes na atividade máxima e a antecipação desta também. O estudo de outras variáveis importantes para o processo como agitação, temperatura e tipo e concentração do indutor devem ser também estudados para obtenção de maiores atividades.