27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2140-1


Prêmio
2140-1Modelagem matemática do crescimento de Byssochlamys fulva em suco de maçã solidificado em diferentes temperaturas de incubação e diferentes concentrações de sólidos solúveis
Autores:Tremarin, A. (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Salomão, B. C. M. S (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Aragão, G. M. F. (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

O suco de maçã é um produto popular e tem grande importância comercial para alguns países. Byssochlamys fulva é um fungo produtor de ascósporos que são resistentes ao calor. A quantificação do crescimento de fungos filamentosos não é uma tarefa fácil, pois eles não crescem como células únicas, mas como hifas filamentosas. Assim, um dos métodos comumente utilizado para quantificar o crescimento de fungos é a medida do diâmetro das colônias em função do tempo. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de dois fatores: temperatura (10, 15, 20, 25 e 30 °C) e teor de sólidos solúveis (12, 20, 25, 35, 45, 55 e 70 ºBrix) sobre o crescimento de B. fulva em suco de maçã solidificado e a capacidade dos modelos de Gompetz Modificado, Baranyi e Roberts e Baranyi e Roberts simplificado (sem considerar a fase estacionária de crescimento) para descrever o crescimento do diâmetro da colônia (mm) destes microrganismos ao longo do tempo (h). Os resultados mostraram que os modelos avaliados apresentaram boa capacidade em descrever o crescimento de B. fulva em suco de maçã solidificado em todas as condições estudadas. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que o modelo de Baranyi e Roberts simplificado (sem considerar a fase estacionária) é o mais indicado para descrever o crescimento deste fungo. A influência da temperatura e da concentração de sólidos solúveis nos parâmetros de crescimento λ e μmax obtidos por esse modelo foi descrita através dos modelos secundários, sendo que a influência da temperatura na variação da fase lag foi melhor representada pelo modelo da potência e na velocidade específica máxima de crescimento pelo modelo da raiz quadrada. Para a influência da concentração de sólidos solúveis, tanto sobre λ quanto sobre μmax foram melhor descritos pelo modelo linear. Este trabalho pode trazer inúmeras contribuições para a indústria processadora de sucos uma vez que, a partir dos dados obtidos, podem ser estabelecidas as condições que propiciam a inibição do crescimento de microrganismos incidentes em suco de maçã.