27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2138-1


Poster (Painel)
2138-1Metabólitos extraídos do conteúdo intestinal humano afetam o crescimento in vitro e a expressão gênica em espécies de Bacteroides sp.
Autores:Silva, J.A. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Peixoto, R.J.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ferreira, R.B. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Antunes, L.C.M (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Lobo, L.A (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Domingues, R. M.C.P (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O gênero Bacteroides é composto por espécies majoritárias nas populações de microbiota intestinal, como Bacteroides thetaiotaomicron e Bacteroides vulgatus, que tem sido associadas a uma série de funções metabólicas acessórias ao organismo hospedeiro. Outras espécies, como Bacteroides fragilis, se destacam por sua capacidade de evasão do sistema imunológico e maior associação a processos de doença. Nos últimos anos, alguns trabalhos tem demonstrado que moléculas presentes no conteúdo intestinal humano (CIH) podem atuar como sinalizadores celulares e reguladores da expressão gênica de bactérias e assim contribuir para um comportamento comensal ou patogênico. Essas moléculas são, principalmente, subprodutos provenientes da atividade metabólica da microbiota intestinal sobre o CIH. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo, investigar a interferência do CIH no crescimento de diferentes espécies de Bacteroides em meio pobres definidos suplementados com diferentes fontes únicas de carbono. Cepas mantidas na Coleção de Culturas do Laboratório de Biologia de Anaeróbios (IMPG/UFRJ) foram reativadas e cultivadas em caldos quimicamente definidos sendo adicionado a estes, na fase lag, metabólitos orgânicos de CIH, extraídos previamente com acetato de etila, em diferentes diluições. O padrão de crescimento dessas cepas foi acompanhado por análise espectrofotométrica (DO600) em ambiente de anaerobiose (85% N2, 10% H2 e 5% CO2) durante 48h. Os meios utilizados continham diferentes fontes de energia (carboidratos) visando estabelecer um possível efeito dos extratos de metabólitos na expressão de genes relacionados ao catabolismo de carboidratos. A concentração inicial do extrato de metabólitos foi utilizada como variável experimental. Foi possível verificar uma interferência destes extratos brutos no crescimento de todas as espécies do gênero Bacteroides testadas.