27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2137-1


Poster (Painel)
2137-1Hfq, um regulador global envolvido no carreamento de Small RNAs, participa da regulação de motilidade em amostras de Escherichia coli Enteropatogênica
Autores:Ruiz, R. M. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Carvalho, G. L. C. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Couto, S. C. F. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Higa, J. S. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Yang, M. J. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Culler, H. F. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Bueris, V. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética) ; Sircili, M. P. (IBU - Instituto Butantan - Laboratório de Genética)

Resumo

Introdução: O termo EPEC atípica é usado para definir as Escherichia coli enteropatogênicas que não transportam o plasmídio EAF (EPEC adherence fator), ao contrario das EPEC típicas. Estes patótipos têm em comum a capacidade de causar a lesão histopatológica denominada Attaching and Effacing (lesão A/E), codificada pelos genes presentes em uma ilha de patogenicidade denominada região LEE. A regulação gênica da região LEE pode ser feita por Quorum Sensing, processo de sinalização química através de secreção de metabólitos denominados auto-indutores (AI). A regulação do quorum sensingpor “Small” RNA (RNAs) está bem estabelecida com relação a Vibrio cholerae. Além de RNAs Há a participação de Hfq, uma chaperona de 11 kDa que participa da regulação de diversos processos celulares tais como: redução do crescimento, resposta ao stress e redução da virulência. O papel desempenhado por Hfq na regulação pós transcricional está relacionado ao pareamento imperfeito de moléculas de Small RNA com o RNA mensageiro (mRNA) alvo. Objetivo: A participação de Hfq, bem como de sRNA em Escherichia coli Enteropatogênica ainda permanece desconhecida. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a participação da proteína Hfq na patogenicidade das amostras de EPEC típica E2348/69 e EPEC atípica O55:H7. Metodologia: As amostras de EPEC foram submetidas à mutação por recombinação homóloga através do sistema &lambda Red, conforme descrito por Datsenko e Wanner; e submetidos a testes fenotípicos de motilidade (agar 0,3%) e adesão a células HEp-2. Resultados: As amostras selvagens apresentaram uma maior motilidade em relação as amostras mutantes. Em relação ao teste de adesão, as bactérias mutadas em hfq aderiram menos quando comparadas as bactérias selvagens. Conclusão: A adesão não é um processo que depende exclusivamente de LEE. Adesinas fimbriais e o flagelo fazem parte deste processo. Os resultados aqui apresentados indicam a participação de Hfq na regulação da região LEE e, consequentemente, da patogênese de EPEC. Hfq está descrito com um regulador global em diversos processos, podendo variar mesmo entre as amostras da uma mesma espécie.