27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2131-1


Poster (Painel)
2131-1Efeito da Terapia fotodinâmica associada a irrigação com EndoVac para a redução de Candida albicans do canal radicular: Estudo in vitro
Autores:Miranda, RG (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes) ; Gusman, HCDS (FO-UFRJ - Faculdade de Odontologia - UFRJ) ; Colombo, A.P.V. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes)

Resumo

Em dentes com tratamento endodônico associado a lesões perirradiculares, Candida albicans tem mostrado ser a espécie de fungo mais encontrado. Como as infecções endodônticas persistentes tem um baixo nível de sucesso no re-tratamento, a combinação do tratamento convencional com novas terapias adjuntas pode ser mais eficiente na redução ou eliminação de microrganismos. O estudo avaliou a eficácia antimicrobiana do Sistema EndoVac® de irrigação/aspiração e da terapia fotodinâmica (TF) associados ao preparo químico-mecânico (PQM) e a medicação intracanal na redução de C. albicans do sistema de canais radiculares. Setenta e oito pré-molares estéreis foram contaminados com C. albicans (ATCC 21433) por trinta dias. Os dentes foram divididos randomicamente em quatro grupos: Controle (PQM utilizando irrigação convencional); Endovac (PQM com o Sistema EndoVac® de irrigação/aspiração); TF (PQM utilizando irrigação convencional e TF); e Endovac+TF (PQM utilizando o Sistema EndoVac® de irrigação/aspiração e TF). Os irrigantes utilizados em todos os grupos foram o hipoclorito de sódio a 5,25% e EDTA a 17%. Após as terapias, a medicação intracanal (hidróxido de cálcio PA e solução salina a 0,85%) foi colocada em todos os dentes por sete dias. Amostras foram coletadas antes (T1) e após os procedimentos terapêuticos (T2), e depois dos sete dias com medicação intracanal (T3), e foram semeadas em placas de petri com meio BHI, incubadas (37°C, 48 horas) para determinação das unidades formadoras de colônia (UFC)/mL. O nível médio de contaminação inicial de C. albicans foi relativamente alto (1.85 x 106 ± 2.7 x 106 CFU mL-1). Uma redução significante de C. albicans ao longo do tempo (T1 para T2 e T1 para T3) foi observada (p<0,05) em todos os grupos. Uma redução adicional significante de T2 para T3 foi observada somente no grupo Endovac (p<0,05). Nenhuma diferença na redução média de C.albicans foram observadas entre grupos. Entretanto, em T3, o grupo Endovac apresentou a menor média de colônias, enquanto que o grupo PDT teve as médias mais altas deste microrganismo (p>0,05). Assim, o sistema EndoVac® de irrigação/aspiração associado aos PQM foi o protocolo terapêutico mais eficiente na redução dos níveis de C. albicans intracanal. Já a TF apresentou uma eficácia limitada na redução deste microrganismo.