27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2125-1


Poster (Painel)
2125-1ENRIQUECIMENTO PROTÉICO DE RESÍDUOS DE ALGAS DO GÊNERO GRACILARIA SP. UTILIZANDO SACCHAROMYCES CEREVISIAE ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO SEMISSÓLIDA
Autores:Dias,F.K.D. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Santos, A.P.B. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Dantas, W.S. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Silva, R. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Silva, T. C. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Matias, L.G.O. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

O grupo Mulheres de Corpo e Algas é uma Organização Não Governamental criada pelas mulheres da comunidade da praia da Barrinha, localizada no município de Icapuí-CE que utiliza as algas marinhas para fabricação de diversos produtos, gerando renda e qualidade de vida para essas famílias. Em um dos procedimentos é extraídos o Ágar, um polissacarídeo bastante aproveitado na indústria de alimentos pelo seu alto teor de carboidratos. O resíduo gerado por essa extração é utilizado, sem processamento como adubo para o plantio de mudas que também são produzidas pela comunidade. O objetivo do trabalho é o enriquecimento protéico dos resíduos de algas do gênero Gracilaria s.p. resultante da extração do Agar após fermentação por diferentes concentrações da levedura Saccharomyces cerevisiae, investigando o tempo de fermentação adequado para promover uma maior concentração desses nutrientes e dessa forma gerar uma alternativa a mais para esses resíduos. Os resíduos foram levados ao laboratório e foram descongelados, homogeneizados e distribuídos em frascos com tampa. Foram considerados três tempos 24h, 48h, 72h após a inoculação da levedura seca nas concentrações de 0%,5%,10% e 15%. Os frascos contendo os resíduos foram tampados e levados à autoclave, onde foram esterilizados por 15 minutos à 121º C. Após esfriar, aos resíduos foram adicionadas as proporções de levedura seca de Saccharomyces cerevisiae, utilizando a balança analítica. Com o auxílio de um bastão de vidro autoclavado, a levedura seca foi bem homogeneizada ao resíduo, o frasco foi tampados e levados à estufa de cultivo à 36º C, onde a medida que o tempo foi sendo completado foram retiradas porções e postas para secagem, à 65º.Após a secagem total do inóculo, o material foi retirado do frasco e macerado em cadinho de porcelana com pistilo até a obtenção de um pó fino. A determinação do teor de proteínas foi feita através do método por Biureto. Os resultados mostraram que as maiores concentrações de proteínas foram obtidas quando se utilizou 15% de levedura, em um tempo de 72 h. O restante das amostras apresentaram aumento da concentração protéica quando comparados ao resíduo com a ausência da levedura, o que mostra que esse fungo está convertendo os compostos disponíveis no resíduo em proteína.