27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2120-1


Poster (Painel)
2120-1Qualidade microbiológica da água de consumo e condições de saneamento básico em domicílios no município de Portel, Arquipélago do Marajó-Pará
Autores:Gomes, L.B. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Bouth, R.C. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Rodrigues, M.C.B. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ribeiro, K.T.S (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Monteiro, C.N. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁUFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Introdução e Objetivo: A quantidade e a qualidade da água são distribuídas de maneira não uniforme na Terra, e na região amazônica, assim como no mundo, seu uso vem sendo comprometido, devido à falta de infraestrutura sanitária básica, da ocupação de áreas sujeitas às inundações, destruição das reservas ecológicas, poluição do ambiente aquático por despejos domésticos, industriais e resíduos sólidos, e consequentemente a redução da qualidade de vida da população. No Pará, esses fatores são frequentemente observados em muitos municípios, dos quais, podemos destacar os do arquipélago marajoara. Considerando os riscos à saúde humana associados com a presença de micro-organismos patogênicos presentes na água, foi objetivo desse estudo avaliar a qualidade sanitária da água utilizada nas atividades domésticas e para beber em domicílios do município de Portel, Marajó-Pará. Metodologia: O desenho de estudo é do tipo descritivo, e a pesquisa foi realizada no mês de dezembro de 2013. Foram coletadas um total de 180 amostras de água em domicílios previamente selecionados, sendo 90 de água de consumo (torneira e poços) e 90 de água de beber que estavam armazenadas em recipientes como garrafa PET. A qualidade microbiológica da água coletada foi verificada através da pesquisa de coliformes e Escherichia coli utilizando a técnica do Substrato Cromogênico Definido ONPG-MUG, sendo que para a água de consumo foi determinado o Número Mais Provável (NMP) em 100 mL de água, e para a água de beber foi realizado o teste de Presença-Ausência. Resultados: Na análise da água de consumo, a pesquisa de Coliformes Totais revelou que 75,56% estavam fora dos padrões de potabilidade preconizado pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, com resultado >1 NMP de C.T/. No teste confirmativo da presença de E. coli, 71,11% estavam dentro dos padrões de potabilidade com resultado <1 NMP/100 mL. Na análise da água de beber, 100% das amostras apresentaram positividade para coliformes totais e 70% apresentaram a presença de E. coli. Conclusão: É possível observar que porcentagem de contaminação na água de consumo é menor que a água de beber, sendo esta oriunda da água de consumo. Entretanto, é possível também relacionar a contaminação da água de beber com o tratamento inadequado ou ineficaz, e ainda com manuseio inadequado da água nos domicílios e higienização dos recipientes em que a água de beber é armazenada.