27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2105-1


Poster (Painel)
2105-1AVALIAÇÃO ANTIFÚNGICA DE 2-HIDROXI-3,4,6-TRIMETOXIACETOFENONA ISOLADA DE Croton anisodontus FRENTE AS CEPAS DE Microsporum canis e Candida albicans ISOLADAS DE CÃES E GATOS
Autores:AGUIAR, F.L.L. (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; SOUSA, J.W. (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; SANTOS, H.S. (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; BRITO, E.H.S. (UNILAB - Univ. da Integração Inter. da Lusofonia Afro-brasileira) ; ALBUQUERQUE, R.J.R. (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; NOGUEIRA, P.B. (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; CAVALCANTE, C.S.P. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; FONTENELLE, R.O.S. (UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Resumo

Doenças fúngicas ocorrem com relativa freqüência em clínicas de pequenos animais, sendo que, nos casos crônicos, o tratamento se torna mais difícil e, às vezes, frustrante. A problemática do tratamento pode ser justificada pelo limitado arsenal de drogas antifúngicas, pelo aparecimento de vários efeitos colaterais à terapia com medicamentos convencionais e pela seleção de cepas resistentes aos fármacos utilizados. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi o de avaliar a atividade antifúngica de 2-Hidroxi-3,4,6-Trimetoxiacetofenona isolada de Croton anisodontus frente a cepas de Microsporum canis e Candida albicans isoladas de cães e gatos. A atividade foi qualitativamente medida pelo método de difusão em ágar, onde o inóculo dos dermatófitos e das leveduras foram adicionados às placas de Petri com ágar batata com o auxílio de um swab. Foram feitos poços na placa usando uma pipeta Pasteur, previamente esterilizada, onde foram adicionadas 60 ul do 2-Hidroxi-3,4,6-Trimetoxiacetofenona diluído em DMSO na concentração de 10 mg/mL. Os controles negativos Griseofulvina e Anfotericina B também foram adicionados aos poços. As placas foram guardadas a temperatura ambiente e a leitura feita após 48 h para as cepas de Candida spp. e após seis dias para o M. canis. O diâmetro da zona de inibição ao redor do poço foi medido e registrado nas quatro direções diferentes. A 2-Hidroxi-3,4,6-Trimetoxiacetofenona apresentou atividade contra M. canis com halos variando de 22 a 30 mm. As cepas dos fungos leveduriformes não apresentaram sensibilidade ao composto testado. Considerando a resistência dos micro-organismos aos remédios atualmente utilizados, pode-se inferir que a pesquisa de busca de novos compostos de origem vegetal mostra-se de relevante significância. A 2-Hidroxi-3,4,6-Trimetoxiacetofenona apresentou atividade antifúngica para as cepas dermatofíticas. Contudo, embora tenhamos encontrado efeito inibitório, estudos para determinar a concentração inibitória e fungicida mínima precisam ser realizados para a utilização deste composto com segurança no desenvolvimento de novos fármacos.