27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2103-1


Poster (Painel)
2103-1Diversidade de populações bacterianas totais e metabolicamente ativas em lodo de bioreator nitrificante de tratamento de água de produção de terminal de distribuição de petróleo
Autores:Fonseca, S.G. (CPQBA-UNICAMP - Centro P de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas) ; Silva, C.C. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Souza, R.S. (CENPES - Centro de Pesquisas e Desenv. Leopoldo Americo Miguez Mello) ; Torres, A.P.R. (CENPES - Centro de Pesquisas e Desenv. Leopoldo Americo Miguez Mello) ; Sousa, M.P. (CENPES - Centro de Pesquisas e Desenv. Leopoldo Americo Miguez Mello) ; Paula, S.O. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Oliveira, V.M. (CPQBA-UNICAMP - Centro P de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas)

Resumo

Devido a crescente exploração e produção de petróleo, a água de produção (água de formação geológica somada à água de injeção) que chega aos terminais de distribuição, demandam processos de tratamento cada vez mais econômicos e ambientalmente adequados. Essa água, além de hidrocarbonetos, contêm altos teores de sulfeto, amônia e salinidade. Em alguns terminais o tratamento é baseado em um processo biológico não convencional, em bioreator de batelada sequencial, adaptado a condições salinas, que promove a degradação de amônia e a remoção da matéria orgânica. Para que o desenvolvimento de processos em que a nitrificação não seja comprometida em concentrações hipersalinas, é de grande relevância que as populações bacterianas nitrificantes sejam conhecidas. Para isso, a caracterização da diversidade bacteriana total presente no lodo do bioreator foi realizada através da construção de biblioteca de genes RNAr 16S e a caracterização da diversidade bacteriana metabolicamente ativa através da construção de biblioteca de cDNA do RNAr 16S. Após extração do DNA e RNA (convertido em cDNA) da comunidade total do lodo ativado, produtos de PCR obtidos de diferentes replicatas da reação de amplificação foram combinados, purificados, ligados em vetor pGEM-T e eletroporados em células ultracompetentes. Os clones positivos foram sequenciados e submetidos à análise filogenética. Para a biblioteca de DNA, foram obtidos 165 clones distribuídos em 66 OTUs, geradas através do programa Mothur, e para a biblioteca de cDNA, foram obtidos 156 clones distribuídos em 54 OTUs. O filo Actinobacteria mostrou-se predominante na comunidade total de bactérias da amostra de lodo, ao passo que representantes de Proteobacteria e Bacteroidetes mostraram-se mais abundantes na comunidade metabolicamente ativa. Grupos nitrificantes foram encontrados na biblioteca de cDNA, sugerindo que embora estejam em baixa abundancia na comunidade total, eles estão metabolicamente ativos, desempenhando papel chave na remoção de amônia do efluente. Apesar da diferença na proporção de micro-organismos encontrados, a análise dos resultados obtidos mostra que há compatibilidade entre os dados das comunidades total e metabolicamente ativa e que eles são complementares.