27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:2095-1


Poster (Painel)
2095-1Identificação de Bacilos Gram Negativos Não Fermentadores não usuais pelas técnicas de MALDI TOF e Metodologia convencional Automatizada.
Autores:PERINI, A.M. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; DOI, A.M. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; SANTANA, L. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; FRANCO, M.R.G. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; MORAIS, T.L.P (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; RODRIGUES, H.M.P (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO) ; ROSSI, F. (HCFMUSP - HOSPITAL DA CLÍNICAS DE SÃO PAULO)

Resumo

INTRODUÇÃO:A identificação de Bacilos Gram negativos Não fermentadores de glicose (BGNNF) na prática microbiológica constitui um desafio, uma vez que testes bioquímicos costumam ser levar até 7 dias e muitas vezes com resultados pouco precisos. Novas metodologias para identificação bacteriana têm surgido e revolucionado a microbiologia como a técnica de MALDI-TOF. MATERIAIS E MÉTODOS: No presente trabalho avaliamos 48 isolados bacilos gram negativos não fermentadores de glicose comparando a identificação pela técnica de MALDI TOF (Bruker/BD) e identificação automatizada VITEK 2 (Biomerieux) RESULTADOS: Dos 48 isolados avaliados o MT conseguiu identificar 89% Em relação à concordância entre os dois métodos observamos taxa de concordância geral de 67% (gênero e/ou espécie). A concordância em nível de gênero foi de 29% e espécie de 38%. Observamos 17% de discordância entre as duas metodologias. Uma diversidade de bactéria grande de isolados de BGNNF foram avaliados, dentre os principais identificados destacaram-se Delftia acidovorans, Ochrobactrum spp., Acinetobacter junnii, Rhizobium radiobacter e Acinetobacter baumannii. Foram testados para aplicação da metodologia de MT técnica direta de aplicação do inóculo, aplicação com ácido Fórmico e técnica de extração em tubo. Qaundo utilizda aplicação com ácido Fórmico houve melhora da performance de 5% em relação ã técnica de inoculação direta. Já pela técnica de extração em tubo houve melhora da performance de 35% em relação ã técnica de aplicação direta. CONCLUSÃO: Pudemos observar em nosso estudo que para bacilos Gram negativos não fermentadores não usuais a técnica de MT apresenta boa concordância de identificação com o método automatizada. Apesar da técnica de MT ser uma técnica mais confiável e permitir a obtenção de resultados rapidamente, não é disponível na grande maioria dos laboratórios de rotina. Os dados apresentados, principalmente a alta concordância observada fornece subsídios para que possamos confiar na identificação destes agentes em nível de gênero pelo método convencional testado, permitindo liberação segura para o médico o que pode auxiliar no direcionamento da terapia antimicrobiana.